Disfunção neurológica
Olá. É ótimo ter uma página que fale sobre os animais em geral, e principalmente, em português. Tenho uma gata vira lata (mestiça siamês) meio vesguinha. Há uns três meses ela foi encontrada babando e se arrastando, totalmente desorientada, sem conseguir ficar de pé. Levei-a imediatamente a veterinária e ela deu como diagnóstico as seguintes possibilidades:
1- atropelamento – descartado logo por mim pelo fato da minha gata nunca ter pulado muro ou saído do quintal;
2- envenenamento – pouco provável por não ter vizinhos próximos;
3- fratura na bacia, que ficou difícil constatar (teria que ser feito um raio X).
Ela passou o dia todo tomando soro e recebeu injeções de vitaminas. A veterinária receitou a ração AD para a recuperação da gata.
Dentro de 3 dias ela já estava ótima novamente. Passado um mês +/-, ela voltou a apresentar os sintomas (se arrastava, ficou desorientada e não comia nada, nem água; piscava os olhos e tinha ataques nervosos: ficava mexendo as patas). Depois de tratamento, se recuperou mas não andava normalmente (andava em círculos). Após uns dias (uma semana) ela voltou a ficar inconsciente e sem comer ou beber com os mesmos ataques nervosos.
O que eu gostaria de saber é: será que ela é epilética ou será que ela teve um derrame cerebral?
Agradeço desde já a atenção dispensada.
Obrigado,
Rodrigo
Rodrigo,
Tudo leva a crer que sua gata tenha alguma disfunção neurológica, que poderia ser, entre outras coisas, uma epilepsia. Não acredito que seja derrame ou algo parecido, pois neste caso, os sintomas seriam persistentes e não eventuais.Seria interessante conversar com seu veterinario quanto a possibilidade de usar um anticonvulsivo por um período prolongado ou, se for o caso, para sempre, para que ela não volte a ter tais crises.
Um abraço
Dra. Marília Russi de Carvalho – Cotia – SP