Diplodoco
Nome Comum: Diplodoco
Nome em Inglês: Diplodocus
Nome Científico: Diplodocus longus, D. carnegii, D. hayi e D. lacustris.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Família: Diplodocidae
Distribuição geográfica: América do Norte. O Diplodoco provavelmente viveu principalmente dentro da metade ocidental dos Estados Unidos. A maioria dos fósseis deste dinossauro foram descobertos nas Montanhas Rochosas, Montana, Utah, Wyoming, e Colorado.
Época: período Jurássico há aproximadamente 150 milhões de anos.
Peso: Cerca de 20 toneladas
Tamanho: 27 metros de comprimento
Alimentação: Herbívoro. Acredita-se que eles se alimentavam de plantas aquáticas, ramos de copas de árvores e vegetação tenra rasteira.
Significado do nome: do latim “dupla alavanca”
Descoberto: foi descoberto em 1877 por Samuel Wendell Willston. Em 1878 Othniel Charles Marsh publicou sua descoberta.
Características: Quadrúpede. É um dos dinossauros mais conhecidos. Predadores: Embora o Diplodocos poderiam ter sido presa de carnívoros como Tyrannosaurus Rex ou Allosaurus, seu tamanho enorme ajudou protegê-los uma pouco mais dos seus prováveis inimigos. Também se acredita que seu rabo era usado para defesa. Ele balançava o rabo de um lado para outro, parecendo um pesado chicote, podendo causar um efeito mortal.
Estrutura Social: Os Diplodocos viajavam, provavelmente, em rebanhos que migravam de um lugar para o outro atrás de comida. O fato de viverem em grupos também os protegia dos grandes predadores.
Nascimentos: Os Diplodocos botavavm ovos como os outros sauropods. Os fósseis encontrados dizem que os Diplodocos não se deitavam nos ninhos sobre os ovos mas, provavelmente os ovos eram postos enquanto caminhavam. Acredita-se que eles não eram cuidadosos com os ovos ou com os jovens da própria espécie.
Existem muitas cópias de seus esqueletos espalhados em vários museus do mundo. Os diplodocos tinham pés largos e redondos e andavam de forma semelhante aos elefantes.
O longo pescoço dos diplodocos possuía 15 vértebras enormes, que sustentavam sua pequena cabeça, o dorso possuía 10 vértebras maiores ainda, e a cauda 70 vértebras que iam afunilando até a sua extremidade, a qual servia de chicote para defesa.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe