Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Dachshund desobediente

Prezado(a) Dr(a)

Esta é a terceira consulta que tenho a oportunidade de fazer para o cãozinho Hope. Tenho seguido as orientações recebidas e isso tem me esclarecido muito. Também aproveito e repasso as orientações para outras pessoas que criam um cachorrinho.
Hope é um Dachshund. Acompanhei o cruzamento do pai dele, um Dachshund Pernambucano, de 2anos, chocolate com olhos cor de mel, chamado Datty com a Princesa uma cadela preta e marrom, de 5 anos e, até então, virgem e também pernambucana. Hope foi o caçula dos três filhotes. Nesta ocasião vim morar no Rio e trouxe o Hope comigo, com 45 dias de idade. Ele veio em meu colo no avião. Hope foi um presente para minha sobrinha Larissa de 7 anos. Larissa se mudou para Brasilia pelo período de 2 anos e deixou Hope sob meus cuidados aos 6 meses de idade. Hope acaba de fazer cirurgia onde retirou os caninos que não cairam da 1 dentição. Foi tudo bem. Precisei viajar por 2 meses e deixei o Hope num canil para ser adestrado, entretanto ao voltar o treinador – Sr. Roberto do Canil das Perdizes disse-me que por motivo de doença não foi possível treiná-lo e que ele é muito difícil e desobediente. Pediu-me para retornar dentro de 10 dias para dar uma “reciclada nele!”. Fiquei triste porque nem o comando de sentar ele estava obedecendo. Além dele ter mudado a ração(pro-plan), porque disse-me que ele queria comer a ração dos outros cães (pedigree). Como devo proceder? Devo voltar para que seja feita nova tentativa de adestramento ou igorar o ocorrido? Além disso estou preocupada em como administrar a sexualidade do Hope. Segundo o sr. Roberto, vou ter dificuldades para acasalar o Hope porque não tenho o registro com o seu pedigee. Posso tirar esse registro? Onde? Como? Também gostaria de saber se devo dar calmantes para ele? Algumas vezes já observei ele se masturbando numa almofada. Simplesmente escondi a almofada pois a mesma estava inclusive machucando a bolsa escrotal devido ao atrito.Como devo agir nessas ocasiões?
Mais uma vez agradeço antecipadamente à equipe de veterinários pela oportunidade de esclarecimentos.

Rose
Prezada Rose,
1) Tome cuidado com adestradores, nem sempre eles são a melhor saida para resolver certo problema, comportamentais ou não. Como em todas as profissões existem bons e maus profissionais. A idade ideal para se começar a educar o cão é com 45 dias de idade, começando a ensinar o local correto para fazer as suas necessidades, e com o passar do tempo, mais ou menos 4 a 5 meses, começar o adestramento básico de obediência. Mas deve ser um trabalho contínuo.
Hoje com a idade dele passa a ser um trabalho que envolverá um dose muito maior de tempo e paciência. Procure conversar com vários adestradores e escolher o que tem mais bom senso.

2) No caso da ração, acho que a troca de marca não é um fator de muita importância, a pedigree é uma boa ração, mas na minha opinião a pro plan continua melhor, principalmente no item custo-benefício.

3) Com relação ao pedigree, acho difícil e muito burocrático você tentar tira-lo agora, mas com certeza o Hope continuará o mesmo, com papel ou sem. Acho de muito pouca importância o registro, o importante é ele ser amado e respeitado.

4) A administraçõa da sexualidade é simples, basta que você arranje um fêmea para ele, e com o tempo e a idade ele irá deixar de se masturbar. Não esqueça de que os filhotes dele vão precisar de um lar e de cuidados para poderem sobreviver e serem felizes, temos que pensar que um animal em casa dispende atenção, tempo, paciência e dinheiro. Ele é um ser vivo e precisa de respeito. Pense na felicidade do Hope mas pense também que ai virão pelo menos mais uns 3 ou 4 cãeszinhos. OK !!!!!!

Atenciosamente,

Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP