Curió – Canto Florianópolis
Clique no link abaixo e ouça o canto do curió “Florianópolis” clássico – categoria “A” em MP3. Este curió, Estrela do Sul, foi campeão Sul-brasileiro na temporada de 1999. (1.664 kb)
Também conhecido por “Canto Catarina”, assim apelidado carinhosamente pelos passarinheiros Cariocas e Paulistas.
Esse inseparável amigo integra-se à nossa cultura, nas variadas escalas de grupos sociais, há muitas gerações de”Manézinhos”.
Falar da nossa gente, seus valores culturais e folclóricos, nossas matas e praias, omitindo este exemplar de curió, agigantado, que a natureza aqui privilegiou como seu berço, estaríamos cometendo uma enorme heresia à maravilhosa espécie desse granívoro.
Há pouco mais de dois anos, adeptos da modalidade do “Canto Florianópolis” conquistaram seu “podium”, resgatando esse maravilhoso canto, que a tantas gerações vêm conquistando e encantando a nossa mais nobre sensibilidade auditiva, premiando-nos com o seu ordenamento harmonioso, de alteadas e passagens de cantos, de notas rebuscadas e, notadamente quanto aos seus arremates do inconfundível “pandeirinho”. Oxalá, a interferência nefasta dos laboratórios de gravações não venham interferir na originalidade do seu dialeto.
Gratifica e apraz-nos saber que esse belíssimo cantador extrapolou nossas fronteiras alçando “voos” solenes e bem altos; certamente através das paradas, com grande índice de audiência e que, certamente, não terá o mesmo fim do nosso “Ariribá”, oriunda da Região do Vale do Itajaí. Quem não há de se lembrar?
Voltando um pouco a um passado não muito recente, curiós e bicudos eram catalogados pelas entidades governamentais, como espécies em perigo de extinção. Quem diria! Os tempos mudaram… Assegurada hoje a sua sobrevivência; agora a preocupação constituiu-se enfaticamente no processo emergente quanto ao aprimoramento genético, na busca de qualidades cada vez mais enriquecidas.
Aqui em Santa Catarina, o movimento é crescente e bastante consciente, estando previsto vários torneios nesta modalidade de canto, agendados por iniciativa de diversos Clubes e Associações, inclusive em torneios oficiais na modalidade de “Canto Florianópolis”, sob o patrocínio da SAC – SOCIEDADE AMIGOS DO CURIÓ.
Além desses eventos mencionados, dos quais participam diversos Clubes e Associações, soma-se também o trabalho individual que vem sendo efetuado pelos criadores, especificamente em Florianópolis, aqui no Estado Santa Catarina, destacando-se fundamentalmente aquele norteado pelo SÍTIO DO CURIÓ, bem como a relevante participação de renomados criadores, notadamente voltados também para a manutenção e aprimoramento desse mavioso canto.
Vale lembrar que, num passado recente, o famoso curió Zico; hoje distante das ferrenhas disputas encartatado “Canto Florianópolis”, disputava, à época, com os saudosos Curiós Trovoada, Confusão e tantos outros campeões, e que, na sua trajetória, por várias vezes consagrou-se Campeão do Sul-brasileiro, estando hoje em plena atividade reprodutiva.
.
” UM MÁXIMO DE CANTO, NUM MÍNIMO DE CORPO”
Criação de Curiós regulamentada pelo IBAMA.
http://www.sitiodocurio.com.br