Convivência entre machos
Tenho dois cães machos: um da raça Rottweiler e outro da raça Pastor Alemão.
Minha esposa pretende comprar outro cão, já que considera os outros como “meus cães” devido ao fato de serem extremamente ligados a mim. Temos algumas dúvidas:
1. Inicialmente a idéia era comprar uma fêmea de Rottweiler, mas ficamos com medo de introduzir uma disputa entre os machos,
2. Agora nos passa pela cabeça adquirir um Cocker Spaniel, mas estamos com medo principalmente do ciúme do Rottweiler.
Pergunto: Qual das duas opções seria a menos perigosa? Existe a possibilidade do Rottweiler agredir um filhote (no caso um Cocker macho)?
Desde já obrigado pela atenção, aguardo ansiosamente a resposta,
César
Prezado Cesar,
Você tem um problema razoável, no meu ponto de vista acho que uma fêmea de Rottweiler seria melhor, pois em caso de briga ela pelo menos é do mesmo tamanho, você pode criar um ambiente de atrito entre os dois machos com qualquer fêmea que coloque no ambiente, seja ele de qualquer raça.
Se for um macho também poderá criar atritos futuros.
O importante é que o novo cãozinho seja submisso aos cães mais velhos, por uma questão de hierarquia, seja ele macho ou fêmea, você deve dar todos os privilégios para os cães mais velhos, isto não significa que o filhotinho terá problemas futuros de socialização, pelo contrário. Com certeza a convivência com outros cães será muito proveitosa para ele.
No caso de uma fêmea, mesmo que ela seja submissa, no período do cio, com certeza haverá disputas entre os machos.
Acho mais viavél a sugunda opção, mas tome cuidado, uma mordida de um Rottweiler pode ser fatal para um filhote, continuo insistindo que você e principalmente sua esposa devem dar todos os privilégios para os cães mais velhos, principalmente o Rottweiler. Proporcionando desta maneira para os cães um ajudinha no encaixe das posições hierarquicas da matilha. OK!!!!!
Atenciosamente,
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP