Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Controle de doenças parasitárias em eqüinos

Gostaria de saber um método eficaz, e um programa de controle de doenças parasitarias em equinos.
A ivermectina resolve?
Atenciosamente,

Ricardo

O método ideal de controle de endo e ecto parasitas em equinos inicia-se no manejo das pastagens,currais,esterqueiras e a existência de outras espécies de animais no mesmo local.
Os piquetes tevem ter um pasto farto, baixo e de boa qualidade, como o feito por coast-cross. Deve-se evitar aglomerações e manter os piquetes com apenas uma espécie (não criar, por exemplo, bovinos e equinos no mesmo piquete). A rotação de piquetes também é uma boa prática contra infestações de ecto e endo parasitas.
O exterco deve ser retirado das baias e armazenado em exterqueiras, evitando ou diminuíndo o aparecimento de ecto parasitas.Após o período fermentativo este exterco poderá ser reutilizado como adubo, pois as alta temperaturas durante este processo elimina os ovos e larvas da grande maioria dos parasitas.
A criação de várias espécies em uma mesma propriedade pode ser vantajosa ou desatrosa, tudo irá depender do manejo conjugado, sendo ele sanitário ou econômico, quanto maior for os cuidados com a sanidade preventiva, menor serão os custos curativos.
O controle deverá ser obrigatóriamente bimensal, com vermífugos a base de ivermectina ou outros da mesma família farmacológica (moxidectin). O espassamento desse período deverá ser avaliado através de OPG ou sob orientação do Médico Veterinário.
Um bom controle parasitário elimina a necessidade de rotação de vermífugos.
O uso da ivermectina além de segura, é a que abrange o maior número de parasitas gastrintestinais nos seus estágios maduros e adultos e ectoparasitas.
Em potros o tratamento inicial é recomendado aos 2-3 meses de idade.

Dr. Renato Faria Sanches – São Paulo – SP