Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Abelha – Construções das Colméias




logo_especial

abelha24O tipo mais usual em todo mundo é a colméia Langstroth, americana, que se adaptou muito bem no Brasil. Esse tipo de colméia é mais espaçoso do que os outros e muito favorável ao nosso clima. No inverno mais rigoroso, pode-se colocar o diminuidor de entrada do alvado (abertura por onde entram e saem as abelhas), mas deve ser retirado no verão a fim de que haja maior aeração dentro da colméia
.

PLANTA BÁSICA DA COLMÉIA LANGSTROTH

QUADROS DA CÂMARA DE CRIA: Travessa superior: 481 mm

Travessa inferior: 450 mm

LATERAIS:

QUADROS DA MELGUEIRA:

Travessa superior: 481 mm

Travessa inferior: 450 mm

LATERAIS:

NINHO OU CÂMARA DE CRIAS:

Comprimento 485 mm

Largura: 370 mm

Altura: 240 mm

FUNDO:

Largura: 410 mm

Comprimento: 600 mm

TAMPA:

Largura: 440 mm

Comprimento: 510 mm

A colméia completa compõe-se das seguintes peças: assoalho, com uim comprimento maior que o da caixa e possui o alvado; ninho : é colocado sobre o fundo e destina -se à postura dos ovos da rainha. coloque no ninho dez quadros e cubra- os com uma tela excluidora, para evitar a subida da rainha para a melgueira, que é colocada sobre o ninho, com dez quadros para a posição do mel, e por último os quadros para a deposição do mel, e por onde são construídos os favos.

Além de uma ou duas melgueiras, o apicultor poderá colocar muitas outras, se assim o desejar, de acordo com a produção de mel e conseqüentemente a florada local. Quando a primeira está cheia de mel, pode-se optar entre a colheita de mel, ou a colocação de uma nova sobre a caixa. Muitas vezes, em boas floradas, alguns apicultores chegam a colocar até quadros melgueiras sobre o ninho.

O pequeno apicultor, isto é, aquele que deseja manter apenas algumas caixas de abelhas para o seu uso, pode, por exemplo, adquirir apenas um jogo de colméias completo, depois de construir as demais, seguindo à risca as medidas daquela que foi adquirida. Para se confeccionar a colméia, basta apenas uma serra circular e habilidade manual, as quais ficarão bem mais em conta do que as vendidas em casas especializadas.

Na confecção dos quadros, não há necessidade de fazer recorte da madeira, a fim de dar espaço entre os mesmos por ocasião da disposição no ninho ou melgueira. Nas casas especializadas são vendidos espaçadores, os quais devem ser colocados no lado dos quadros a fim de dar o espaçamento certo entre elas. O mais importante nas colméias são as medidas internas nos ninhos e melgueiras, como também as medidas externas dos quadros.

Falamos em medidas exatas, porque os quadros da colméia “A” podem ser utilizados na colméia “B”, principalmente quando se utiliza a centrífuga para a extração do mel. Ainda quando se adquire um enxame, os quadros que virão com abelhas, crias e a respectiva rainha, irão adaptar – se perfeitamente em nossa colméia e assim sucessivamente.

As medidas da colméia americana são as seguintes: ninho 37cm de largura; 46,5cm de fundo e 24cm de altura; enquanto que a melgueira tem também 37cm de largura, 46,5 cm de fundo e 14,5cm de altura. As medidas acima são internas.

Os quadros para o ninho possuem as seguintes medidas externas: 48,1cm de comprimento na parte superior, embaixo 45cm e a altura é de 21,5cm; os quadros para a melgueira tem as mesmas larguras do ninho; a altura é de 12.0cm. a espessura dos quadros é de 1.0cm.

A madeira empregada para a construção das colméias normalmente é o pinho- do- paraná. O ninho, melgueira, assoalho e tampa são confeccionados com madeira de espessura de 2 cm e os quadros com madeira de 1cm.

Já vimos colméias fabricadas com certos tipos de madeira, que após o calor, os quadros ficam embodocados, isto é, não dando o espaço certo para a confecção sistemática dos favos. As próprias caixas também envergam, formando grandes frestas.

Tanto no ninho como na melgueira, devem ser feitos um rebaixo para acomodar, isto é, assentar os quadros sendo a altura de 1,9cm e a largura de 1cm. Há quem faça o rebaixo vertical 5mm mais profundo, colocando para compensar os 5mm uma tira de chapa, para facilitar a retirada dos quadros,os quais são menos vedados pela própolis.

PINTURA DAS CAIXAS

Uma vez prontas as colméias,como ficarão praticamente expostas ao tempo, convém pintá-las com tinta a óleo, dando preferência para as cores claras, como branco, creme, azul- claro, verde-claro, com duas ou três demãos; isto deve ser feito apenas nas partes externas.

Outro tipo de colméia é a Schimer, que à diferença das americanas, apresenta seus quadros na posição transversal ou perpendicular à entrada da colméia, dificultando, assim, a entrada de ar.

Abelha
As abelhas e a História
Rainha e o Vôo Nupcial
Como nascem as abelhas
Os zangões
As operárias
Ciclo evolutivo das Abelhas
Como trazem o alimento
Anatomia das abelhas
Comunicação e orientação das abelhas
As abelhas e a Polinização
Produtos das abelhas
Apicultura
Criação, vestimenta e utensílios
Colméia
Escolha do Local
Construções
Início da Criação
Manejo
Desenvolvendo o apiário
Multiplicação artificial de colméias
Como saber qual é a rainha
Glossário
Bibliografia

Lúcia Helena Salvetti De Cicco - Diretora de Conteúdo e Editora Chefe