Confirmado segundo caso de morcego positivo para raiva em Cascavel
-09 de Janeiro de 2017-
O animal, já morto, foi encontrado na área do Lago Municipal
Ações de orientações e informações para a população sobre a raiva transmitida por morcego foram definidas em reunião multissetorial realizada na Secretaria de Meio Ambiente. Participaram das discussões servidores da Secretaria de Saúde; o secretário de Meio Ambiente, Juarez Luiz Berté; responsáveis pelo Zoológico Municipal de Cascavel, pela Guarda Patrimonial e representantes da 10ª Regional de Saúde.
A reunião foi motivada pela confirmação, pelo Laboratório Central do Estado, do segundo caso de morcego positivo para o vírus da raiva em Cascavel. O animal, já morto, foi encontrado na área do Lago Municipal no último fim de semana de 2016.
De acordo com diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, o risco potencial de raiva transmitida por estes animais é grande, contudo, não há motivo para pânico, uma vez que “o morcego encontrado é frugívero, ou seja, alimenta-se apenas de plantas e frutos. No entanto, no ato de defesa pode atacar humanos e outros animais, como os de estimação, como cães e gatos”.
A orientação, em caso de presença de morcego com comportamento atípico, é para que o cidadão entre em contato imediato com a Vigilância Epidemiológica ou a Vigilância Ambiental pelos telefones: 3321-2156; 3321-2157; 3321-2187; 3321-2188; 3902-1769 e 98431-6339.
Ações definidas
– Orientação no Lago: visando orientar a população sobre como lidar nessas situações, uma ação conscientizadora será realizada com frequentadores do Lago Municipal, nesta sexta-feira (6), a partir das 18 horas, e no sábado (7), das 8 às 10 horas e das 18 às 20 horas. Será feita abordagem e distribuição de panfletos educativos.
– Capacitação com guardas: outra ação é a capacitação para profissionais do Zoo e da Guarda Patrimonial na segunda-feira (9), no Zoológico, a partir das 10 horas.
– Divulgação em sala de espera das unidades de saúde;
– Divulgação nos veículos de comunicação.
Sobre a raiva
A raiva é uma zoonose viral, ou seja, doença transmitida por vírus por meio de um animal. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre.
A transmissão ocorre pela penetração do vírus presente nas secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura.