Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Comportamento – Evitando Brigas

Olá,
eu possuo duas cadelas, um fila brasileiro de quatro anos e um cocker spaniel inglês de três anos e as duas se relacionam muito bem. Porém, este ano eu resolvi utilizar minha cocker para reprodução, e tenho medo que ela se torne agressiva com a fila quando tiver os filhotes ou que a fila possa agredir os filhotes dela.
Como posso resolver este problema sem ter que mantê-las separadas por um
longo período de tempo?
Devo acrescentar que a minha fila além de muito ciumenta, apresenta distúrbios hormonais, já foi coberta três vezes e não chegou a ficar prenha. Este distúrbio hormonal seria mais um problema, caso a cocker venha a ter filhotes?

Agradeço desde já a sua atenção,

Raquel
Olá Raquel,
este problema que você me apresenta pode realmente acontecer, mas infelizmente não temos como prever e nem como prevenir atitudes agressivas de uma ou de outra cadela, afinal, apesar de ambos serem cães, eles não deixam de ser indivíduos distintos.
As providências e os devidos cuidados deverão ser tomados na hora em que o problema realmente se apresente.
Os cães domésticos já estão inseridos no contexto social dos humanos, que é um ambiente ao qual infelizmente eles devem se adaptar. Além disso, devem se acostumar com o nosso modo de vida, e deixar de lado o modo natural de vida deles.
Mas isto não significa que eles percam seus instinstos naturais herdados geneticamente de seus ancestrais.
A agressividade da Cocker neste caso é natural e compreensível. Chamamos isto de agressividade por cuidados parentais, ou melhor, cuidados com a cria.
No caso da Fila a agressividade pode aparecer por vários motivos, por exemplo, por ciúmes ou por defesa de território (afinal, os novos filhotes serão animais desconhecidos por ela e que estão invadindo seu território), ou por muitos outros.
Mas isto não é regra, imagine que por uma infelicidade a sua Cocker não tenha leite para amamentar todos os filhotes. Nada impede que a Fila faça isto, desde que ela tenha predisposição, (chamamos isto de falsa prenhez).
O distúrdio hormonal da Fila com certeza, não irá influenciar em prováveis episódios de agressividade entre as cadelas, por causa dos filhotes.
E finalmente se isto acontecer, a única maneira e a mais eficaz seria a separação das cadelas, pelo menos quando você não estiver por perto. OK!!!!!
Atenciosamente,

Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves – São Paulo – SP