Comportamento – Agressividade em Cocker
Prezados amigos, tenho uma Cocker Spaniel de 2 anos e meio, criada por mim desde pequena em apartamento e fazendo suas necessidades na rua através de 4 passeios diários. O problema é que na medida que o tempo passa ela está tornando-se cada vez mais brava, avançando contra as pessoas na rua (se estivesse fora da guia morderia) e nas visitas que chegam em nossa casa. Por tratar-se de animal muito bem tratado (com muito carinho), surpreendo-me com sua agressividade. O que faço?
Maria Inês
Prezeda Maria Inês,
os problemas de comportamento ligados à agressividade são os que mais incomodam a nossa sociedade, casos como o do seu são muito freqüentes.
Existem muitos fatores que podem desencadear reações agressivas nos cães, mesmo quando eles são criados com todo o carinho. Um dos motivos desta agressividade repentina pode ser resgatada lá da infância do seu cãozinho, durante um período chamado período de socialização, outro fator é o genético, infelizmente os cães da raça Cocker Spaniel de cor dourada (não sei se esta cor é a do seu animal) têm tendência a serem agressivos.
A agressividade dos cães pode estar ligada por exemplo a: agressividade por dominância, posse, medo, defesa de território, instinto predatório, irritabilidade ou dor e muitos outros fatores.
Sugiro que você procure um médico veterinário especialista em comportamento animal e apresente o caso a ele com mais detalhes. Só assim é que poderemos tentar resolver o seu problema.
Atenciosamente,
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves – São Paulo – SP