Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Cio e Castração

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pela a belíssima página.

Tenho um casal de DACHSHUND ( TECKEL ), são pai e filha, quajndo chega a época do cio da cadela, o macho fica bastante excitado, já cruzaram uma vez e nasceram 3 filhotes dois robustos e um fraco que acabou morrendo, como a cadela é bastante pequena, e como não quero mais filhotes, como posso evitar que a cadela fique grávida. Durrante o cio tenho separado os dois, mas o macho fica inconsolável, chorando, uivando não alimenta etc.

Agradeço antecipado a orientação

com um abraço,

Heuber
Prezado Heuber,
Acho que a solução mais viavél no seu caso, seria a castração de um dos dois, na minha opinião melhor se fosse a fêmea, não por questões machistas, muito longe disto, o fato é que o macho pode continuar a ter este tipo de comportamento após a castração, esta cirurgia nem sempre resolve problemas comportamentais, todos estes comportamentos que ele apresenta são absolutamente normais, o libido fica a flor-da-pele, quando estimulado pelos hormonios liberados pelas fêmeas durante o periodo do cio. Por isto é que aconselharia a castração da fêmea, por que neste caso ela não mais apresentaria a liberação dos hormonios dutante o ciclo estral (cio). Em alguns casos muito raros a fêmea castrada continua a apresentar comportamentos como se tivesse libido, porém sem a liberação dos hormônios, portanto não estimulando os machos que estiverem por perto. O cruzamento de cães consanguíneos (mãe e filho) também é desaconselhável.
Procure um Médico Veterinário de sua confiança para fazer a cirurgia, não se esqueça que istó é uma coisa séria, afinal é necessário uma anestesia geral, OK !!!!!

Atenciosamente,

Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP