Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Cientistas decifram cor de dinossauro que viveu há 120 milhões de anos




luke_news

-24 de Setembro de 2016-

Ilustração do psitacosauro feita por artista mostra como dinossauro deveria ser, de acordo com estudos (Foto: Jakob Vinther/University of Bristol and Bob Nicholls/Handout via REUTERS)
Ilustração do psitacosauro feita por artista mostra como dinossauro deveria ser, de acordo com estudos (Foto: Jakob Vinther/University of Bristol and Bob Nicholls/Handout via REUTERS)

Psitacossauro era marrom, com tom mais claro na parte de baixo da barriga.
Segundo paleobiólogo, dinossauro era ‘super fofo’.

Guiados por pequenas estruturas preservadas em pele fossilizada, cientistas decifraram a cor e o padrão camuflado de um pequeno dinossauro com um bico semelhante ao de um papagaio e cerdas na cauda que rondou as florestas densas da China cerca de 120 milhões de anos atrás.

O psitacossauro era essencialmente marrom, mas mais claro na parte de baixo da barriga e da cauda, um padrão chamado de contrassombreado que pode ter ajudado o bípede de 1,5 metro de comprimento herbívoro a passar despercebido de predadores famintos, disseram os cientistas nesta quinta-feira.

Ele também tinha um rosto fortemente pigmentado e patas traseiras listradas na parte interna e reticuladas e salpicadas de manchas na parte externa.

O padrão de cor leva a crer que o psitacosauro viveu em um ambiente de floresta com luz difusa filtrada por uma cobertura densa de árvores, segundo os pesquisadores, que criaram um modelo em tamanho real e totalmente colorido baseados em suas descobertas.

Fóssil de psitacossauro (Foto: Jakob Vinther/University of Bristol and Bob Nicholls/Handout via REUTERS)
Fóssil de psitacossauro (Foto: Jakob Vinther/University of Bristol and Bob Nicholls/Handout via REUTERS)00

“Nosso modelo dá a entender que ele era super, super fofo. Acho que eles teriam dado animais de estimação fantásticos. Parecem um pouco com o E.T.”, disse o paleobiólogo molecular Jakob Vinther, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, referindo-se ao alienígena amigável do filme “E.T. – O Extraterrestre”, de 1982.

Existem centenas de fósseis individuais do psitacosauro, que significa “lagarto papagaio” e é um dos dinossauros estudados mais minuciosamente. Ele tinha o tamanho aproximado de um cão labrador retriever, e provavelmente era uma refeição comum para predadores do período Cretáceo como o Yutyrannus, primo do Tiranossauro Rex que tinha 9 metros de comprimento.