Cascos inchados
Prezados Senhores,
Possuo um rebanho de gado da raça simental Puros a cerca de 3 anos, este ano estes animais comecaram a apresentar o seguinte sintoma.
1 – De um dia para o outro começam a mancar e quase não conseguem colocar a mão ou o pé no chão, muitas vezes ficam com a mão erquida tanto e a dor.
2 – O sintoma – Começa com a parte de cima do casco ficando bem inchado e depois de 3 dias começa a rebentar entre as unhas, dando muitas vezes bicheira.
3 – Alguns animais desaparecem sem nenhuma tratamento, outros precisam de aplicar antibiotico e assim depois de alguns dias desabarece o inchaço e nem chega e furar entre as unhas.
Leonardo
Prezado Leonardo,
Obrigado por contactar a revista, ficamos muito gratos por isso. Leonardo, o aparelho locomotor dos bovinos, principalmente os cascos são estruturas relativamente não muito resistentes e que necessitam de cuidados, muitas vezes inimagináveis pelos criadores. Bem, segundo o que você relatou como dúvida a revista, o que eu tenho que comentar
é o seguinte: se o seu gado é puro, acredito que estes animais venham a receber alguma suplementação a base de concentrado com intenção de se manter a performace de ganho de peso; bem se estes animais virem a ingerir uma alta quantidade de concentrado como parte da alimentação, eles podem vir a desenvolver um quadro transitório de acidose no rúmen, produzindo ácidos em grandes quantidades que irão estimular o organismo á responder com Um processo inflamatório / alérgico, onde há a liberação de uma Substancia, a histamina, que irá atuar em todo o organismo, inclusive no casco, causando uma diminuição na circulação de sangue neste, assim provocando uma leve lesão na parede interior do casco. Este processo que descrevi é como se causa a LAMINITE, onde quando ocorre nos animais, dependendo o grau de ocorrÊncia, se manifesta de menor intensidade (apenas inchaço na parte de cima do casco) ou de maior intensidade (começa com a parte de cima do casco ficando bem inchado e depois de alguns dias começa a rebentar entre as
unhas, dando muitas vezes bicheira). NÃO FIQUE ASSUSTADO, a laminite nos bovinos não ocorre de forma tão grave quanto nos cavalos, mais é um problema já presente e que devemos tomar cuidado quanto a isso. Muitos outros profissionais acreditam que este problema somente deva ocorrer com animais de leite confinados, mas não se pode descartar a ocorrÊncia com animais de corte, semi-confinados ou confinados. A maneira de se controlar ou eliminar a ocorrÊncia disto é através Do fronecimento regular de ração para os animais e tratamento com Antibiótico e cutarivo local com iodo e repelentes (TANIDIL PD3) para se evitar bicheiras. O uso de anti-inflamatórios não esteróides é indicado para se amenizar o quadro de dor e inflamação. Leonardo, não se pode descartar a ocorrência de pancadas, picadas Por insetos ou cobras e etc, mas segundo a sua história, acredito que o Quadros seja de laminite mesmo. Quaisquer outras dúvidas, por favor, entre em contato com a revista. Obrigado.
Atenciosamente,
Dr. Márcio Liboni – Especialista em Grandes Animais – Londrina – PR