Canil – iniciando uma criação
Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer as novidades na Revista S. Animal.
Tenho recebido e acompanhado todas as semanas. Gostaria de pedir uma orientação, mas não sei se o que necessito é da área de vocês. Estou pensando começar uma criação de cachorros para comercialização. Melhor falando um canil.
E gostaria de saber sobre raças, qual a mais indicada, a de maior facilidade na criação e uma idéia de como começar essa criação. O número necessário de fêmeas e machos.
Gostaria de agradecer desde já a atenção dispensada. Saberei entender caso seja impossível o que peço. Obrigada,
um abraço,
Karina
Karina.
Não quero desiludi-la, mas acho prudente esperar um pouco para iniciar uma criação de cães. Todos os criadores novatos estão reclamando por não conseguirem venderem seus filhotes, devido a crise no país. Somente os já renomados, continuam sem problemas. A manutenção de um canil é algo tremendamente dispendioso. Você precisa ter um bom espaço para instalações adequadas, funcionários para cuidar da limpeza diária, fornecer ração de alta qualidade, manter os animais sempre vacinados, vermifugados e limpos, usando produtos de primeira linha. Comprar as fêmeas somente de canis confiáveis e pagar pelos acasalamentos, escolhendo cuidadosamente os machos. Sem contar que hoje é obrigatório que se tenha um veterinário respondendo pelo canil.
É claro que existem “pseudo-criadores” que não seguem tudo isto. Estas pessoas perdem dezenas de filhotes por ano, além de ficarem com muitos encalhados por longo período. Se apesar de todo este alerta, você estiver mesmo decidida, escolha uma única raça a princípio. Esta raça deve ser a que mais gosta e não a que está na moda. Procure conversar com vários criadores dessa raça antes de comprar seu primeiro exemplar. Leia bastante sobre ela. Vá à exposições vê-la de perto. Visite alguns canis. Só então compre sua primeira cadela e veja se você se identifica de fato com a raça. Em caso positivo, compre então uma segunda fêmea.
Para se ter um canil de qualidade, bastam 5 ou 6 cadelas a princípio. O macho poderá ser comprado muitos anos depois, quando você já estiver sabendo diferenciar o bom do excelente. Até então, use os reprodutores já conhecidos.
Criar cães é muito mais um hobby do que um negócio, pois fazendo a coisa da forma correta, o máximo que se consegue é igualar os lucros as despesas.
Boa sorte!
Dra. Marília Russi de Carvalho – Cotia – SP