Bobtail Japonês
Gatos com caudas deformadas estão bem acostumados em várias partes da Ásia; os genes responsáveis por essa mutação foram provavelmente introduzidos com os primeiros gatos levados da China para o Japão há cerca de 1000 anos. Os gatos asiáticos com caudas curtas e eriçadas podem compartilhar de uma ancestralidade comum com o Bobtail Japonês, mas não existe ligação nenhuma entre o Bobtail e o Manx: sabe-se hoje que se trata de mutações inteiramente distintas. Essa raça tem uma longa história em seu Japão nativo, mas ainda é escassa e, outras partes do mundo. A cauda do Bobtail Japonês tem cerca de 10 cm de comprimento e é relativamente inflexível; as articulações estão virtualmente fundidas. Ela mantém-se usualmente enroscada junto ao corpo quando o gato está repousando; quando em movimento, porém, a cauda fica ereta.
A raça foi vista pela primeira vez fora do Japão em 1968, nos Estados Unidos.
VERMELHO E BRANCO
Como o pêlo da cauda desta espécie é mais longo que no resto do corpo, a cauda assemelha-se a um pompom, sobretudo quando mantida acima do corpo.
A coloração é uma característica significativa do Bobtail Japonês, sendo a forma escama-de-tartaruga de manchas pretas, avermelhadas e brancas (conhecidas como Mi-Ke) a predileta. A espécie vermelha e branca também é bem popular. De fato, não há virtualmente restrições à sua coloração, mas as variedades de padronagem são mais comuns do que as cores uniformes. Outras distinções incluem os olhos oblíquos e ovais.
CARACTERÍSITCAS:
– O corpo é de tamanho médio, esguio e musculoso
– Os olhos retraídos, não salientes, em relação à testa ou aos molares
– Cauda pompom, flexível na base
– Pernas dianteiras e ombros formam uma linha reta quando o gato esta de pé
– As pernas traseiras visivelmente mais compridas que as dianteiras
– O nariz é longo
– O pêlo é macio e sedoso e possui pouco subpêlo
– Sua índole é de um animal amistoso
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe