Bernese Mountain Dog
O Bernese Monuntain Dog é uma das quatro variedades de cães montanheses suiços, de aparência aristocrática e linhagem antiga. De pêlos longos, era utilizado como cão de tração pelos tecelões do cantão de Berna, onde era comum vê-lo puxando vagões de cestas para o mercado local. Eles foram levados para a Suiça, há cerca de 2.000 anos pelos soldados romanos. Em 1907, foi fundado um clan especializado, quando a raça começou a ganhar popularidade como cães companheiros, diferente do seu passado.
De pêlo longo, muito elegante, de cor preta, com marcações em marrom e brancas no peito, focinho, membros e ponta da cauda. É altamente desejável que os cães Bernesianos possuam pés marcados de branco, a ponta da cauda em branco e uma máscara de branco puro, assim como marcações semelhantes a estrelas no peito.
É extremamente resistente, muito afetuoso e fiel. Afeiçoando-se a alguém, jamais perde esta afeição. Não faz amizades com estranhos.
A aparência é de um cão sagaz, fiel e de utilidade. Seu tamanho varia entre 58 e 70 cm nos machos e 53 e 63 cm nas fêmeas.
Hoje, o Boiadeiro Bernês é conhecido e apreciado no mundo inteiro, graças a sua pelagem tricolor e sua adaptabilidade e socialidade em família.
Elton e Erika Von Openfild (com 3 meses e meio – Canil Recanto de Sousas – propriedade de Claude Matchouline de Barros – Sousas – Campinas – SP ) junto com a
Daniela de 8 anos.
Padrão da Raça
APARÊNCIA GERAL – Cão de trabalho, talhe acima da média. É forte e esperto. Tem membros aprumados e vigorosos. Caráter confiante e amigável. Temperamento equilibrado.
PELAGEM -Pêlo fino, liso, longo e levemente ondulado.
COR –
Preto intenso, incluindo a pele, com marcação castanha. Faixa branca fina e média, simétrica, na cabeça. Peitoral branco, de preferência em forma de cruz. As quatro patas são brancas, no máximo até a altura do carpo. Ponta da cauda branca é desejável, não obrigatória. Pequenas manchas brancas na nuca e nas nádegas são toleradas.
CABEÇA – forte
CRÂNIO – plano e sulco frontal pouco definido.
STOP – bem marcado sem ser pronunciado demais.
OLHOS – amendoados, castanho escuros, pálpebras ajustadas.
ORELHAS – tamanho médio, inserção alta, triangulares e pendentes.
FOCINHO – forte e reto.
TRUFA – preta.
LÁBIOS – pouco desenvolvidos.
MORDEDURA – em tesoura, dentadura completa: 42 dentes.
TRONCO – Curto
PESCOÇO – comprimento médio, forte, musculoso.
DORSO – firme e reto.
LOMBO – musculoso.
PEITO – bem desenvolvido, profundidade mínima até o nível dos cotovelos. Antepeito bastante pronunciado.
Garupa larga, forte e musculosa, ligeiramente arredondada.
MEMBROS
OMBROS – escápulas longas, fortes e oblíquas.
ANTERIORES – retos, paralelos e bem musculados. Metacarpo ligeiramente inclinado.
POSTERIOS – coxas bastante longas. Pernas bem anguladas, largas e fortes. Visto de trás, posteriores retos e paralelos. Sem ergôs.
PATAS – curtas, arredondadas, com dedos fechados.
CAUDA –
Cheia, pendendo até o jarrete, elevando ligeiramente o terço distal.
MOVIMENTAÇÃO –
Suave e com bom alcance, regular em todos os tipos de movimentação.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe