Aranhas e Escorpiões
Como as serpentes e a lagarta urticante, também as aranhas e os escorpiões causam acidentes classificados entre os acidentes por animais peçonhentos. As complicações que esses acidentes acarretam dependem do tipo de veneno inoculado e da reação alérgica do indivíduo que pode ser do tipo choque anafilático, potencialmente letal se não socorrido a tempo.
As aranhas alimentam-se de larvas, moscas, gafanhotos, besouros e outros pequenos insetos. Atacam quando estão atrás de alimento ou em resposta a alguma ameaça de ataque. As reações causadas por sua picada variam de acordo com o tipo de aranha. Desde inchaço e dor intensa no local, até febre, vômitos e náuseas. A reação mais grave pode acarretar a morte da criança que foi picada, dependendo do tipo de aranha. As não venenosas são úteis no auxílio do equilíbrio do ecossistema, quando se alimentam de outros insetos. As venenosas em geral não vivem em teias e na época do frio procuram espaços fechados para se abrigarem.
Os escorpiões pretos e amarelos são venenosos. Provocam acidentes com sua picada que vão da intensa dor local à edema pulmonar, choque, convulsão e coma. Abrigam-se em locais escuros, quentes e úmidos, em esconderijos como frestas, ralos abertos, vãos, fendas, entulho, garrafeiras, madeiras, materiais de construção, sucatas, muros de pedras, terrenos baldios e depósitos de lixo. Muita atenção, pois eles não são vistos com facilidade. Alimentam-se de insetos, principalmente baratas e moscas. Podem passar vários meses sem comer, mas não suportam a ausência de água.
Os cuidados imediatos com o acidentado incluem:
Capturar o animal vivo, fechado num vidro com tampa perfurada, com uma mecha de algodão umedecida dentro, para permitir a identificação e seleção eventual do antiveneno.
Não fazer garrote, torniquete, corte no local, nem sucção com a boca.
Lavar a ferida com água e sabão.
Evite remédios caseiros ou curativos.
Tranqüilizar a vítima.
Transportá-la imediatamente para pronto-socorro ou hospital mais próximo onde receberá medicamentos e, se for o caso, soro antiescorpiônico ou anti-aracnídeo específico.
Se necessário, procurar informações no Instituto Butantã, em São Paulo, pelo telefone – 24 horas – : (011) 813.7222 (cobras, aranhas e escorpiões).
Medidas gerais de prevenção:
* Todos estes animais precisam de locais que contenham abrigo, água e alimento. A eliminação destas condições previne o aparecimento destes animais.
*Limpar regularmente residências e todos os locais preferidos pelos insetos.
Vedar fendas, rachaduras, folgas ao redor de encanamentos e demais lugares que possam servir de abrigo para insetos.
*Acondicionar o lixo em sacos plásticos ou latas bem fechadas e só colocar para coleta próximo ao horário do lixeiro passar, evitando que outros animais espalhem o lixo na calçada.
*Nunca jogar lixo a céu aberto, terrenos baldios e beira de córregos, se necessário enterrar, separando o material que não se decompõe.
*Guardar os alimentos em locais limpos e fechados.
*Não manter restos de construção, lixos de varredura ou galhos e troncos queimados.
*Madeiras, tijolos, telhas devem ser arrumados de forma que não sirvam de abrigo, devem ficar sobre estrados a pelo menos 50 cm do chão, recobertos com plásticos ou tela e não devem ficar encostados a muros ou paredes, facilitando a inspeção por todos os lados.
*Manter a higiene periódica dos animais domésticos assim como de seus abrigos e utensílios e manter o convívio adequado destes animais na moradia humana.
*Não manter criações rurais em áreas residenciais.
*O lixo enterrado deve receber uma cobertura compactada de terra de 30 cm para prevenção de moscas e baratas.
*Na limpeza semanal da casa, aspirar a poeira dos tacos e tapetes que favorece o aparecimento de pulgas.
*Usar calçado quando próximo a local onde tem criação de porcos, evitando a pulga do “bicho de pé”.
*Examinar e sacudir sapatos, botas e roupas antes de usá-las. Manter os berços das crianças afastados de paredes. Verificar colchões e roupas de cama para evitar acidentes com aranha e escorpião.
*Ao se inspecionar locais suspeitos da presença de escorpiões, usar luvas e botas.
*Se tiver dúvida sobre a natureza venenosa do animal, coloque-o em um vidro e procure orientação. A prevenção destes acidentes é mais rápida, fácil e segura do que o socorro decorrente do acidente.
Diretora de Conteúdo e Editrora Chefe