Aquário de Água Doce – Curso Completo – Iluminação
A energia luminosa propaga-se a uma velocidade constante e através de movimentos ondulatórios semelhantes ao efeito das ondas das águas. A luz é formada por diversas irradiações delimitadas por determinados comprimentos de ondas. As várias radiações que constitui a luz solar formam o chamado espectro solar. Cada uma destas radiações tem determinadas colorações.
No aquário, meio diferente do ar, a absorção das diversas radiações difere para os distintos comprimentos de onda. A luz vermelha, tem um grande comprimento de onda, porém um pequeno poder de penetração, já a luz azul tem um pequeno comprimento de onda e um grande poder de penetração.
Além dos efeitos visuais indispensáveis a um aquário, a iluminação é parte indispensável para o bom funcionamento do mesmo. As lâmpadas não são colocadas no aquário apenas como objeto de decoração ou um mero aparato para se obter uma melhor visualização dos peixes. As luzes dentro de um aquário tem uma função muito mais importante, e tem que Ter alguns critérios na hora de escolher esse tipo de equipamento.
A luz do aquário é responsável pela fotossíntese das algas e plantas. Tal fenômeno desencadeará todo o processo de oxigenação da água, evitando que o nível de dioxido de carbono fique muito elevado, o que levaria os peixes à asfixia. A iluminação desempenha a função de fixar no organismo do peixe a protovitamina e o cálcio de que necessita para viver sadio, evitando o raquitismo provocado pela privação de uma fonte de luz natural.
As lâmpadas a serem utilizadas devem distar aproximadamente 10 cm do nível de água do aquário, evitando assim o aquecimento e outros problemas.
Existem dois tipos de lâmpadas:
Fluorescentes, ou luzes frias, pois seu aquecimento não é muito elevado. Os raios provenientes dessas lâmpadas são melhor direcionado e tem grande poder de penetração na água; influem positivamente na coloração de alguns peixes e chegam a regular a quantidade de algas existentes no tanque. Ex.: SUN-GLO -: iluminação semelhante à luz solar, luz branca, refrescante e natural, para aquário e terrário, mistura brilhante dos gases cripton e argon, oferece o mesmo rendimento que as lâmpadas de maior dimensão. AQUA-GLO -: emite mais luz do espectro luminoso azul e vermelho, estimula o crescimento de plantas em aquários e terrários, intensifica a cor natural dos peixes, mistura brilhante dos gases cripton e argon. FLORA-GLO -: para todas as plantas do aquário, subida da coloração solar, estimula o crescimento de plantas em aquário, impulsiona o desenvolvimento de plantas de terrario, acentua e fortalece a coloração natural.
Incandescente, ou lâmpadas comuns, contribuem para um aquecimento muito grande daágua, trazendo prejuízos aos peixes e podem até mesmo causar cegueira. Sua luminosidade excessiva colabora para um crescimento desordenado de algas. Ex.: lâmpada comum, iluminação caseira. – AQUARILUX, CLEAR-LUX, filamento longo. COLOR-LUX, cores azul, verde e vermelho, para realçar o ambiente.
[Introdução][Histórico][Aquário][Tipos de Aquários][Elementos necessário à vida][Equilíbrio biológico- Oxigenação – Temperatura][Iluminação][Filtragem e solo][Agentes decompositores][Plantas aquáticas][Peixes de água doce] [Doenças][Alimentação][Bibliografia]
Hamilton J. Borges Júnior
Renato Augusto Bueno de Oliveira
PH7 Aquarium - Campinas -SP