Almiscareiro
O almiscarado já foi tão caçado que só subsistiu porque vive em locais de difícil acesso. Essa caça sistemática ocorreu porque o macho tem na virilha uma bolsa cheia de uma secreção extremamente odorífera: o almíscar. Essa secreção é usada desde a Antiguidade como fixador na fabricação de perfumes. Para sorte desse animal, o almíscar vem sendo substituído por produtos sintéticos.
O almiscarado vive em quase toda a metade leste da Ásia, da península de Kamchatka ao sul da China, e da Mancharia ao Tibete. É um pequeno cervídeo de pelagem espessa, marrom-avermelhada no dorso. O macho não tem gralhada, mas seus enormes caninos superiores, orientados para baixo, chegam a medir 7 cm e funcionam como excelente defesa. Ë encontrado nas montanhas, principalmente nas encostas cobertas de mato. Aí ele é tão ágil quanto um cabrito-montês.
Discreto e furtivo, o almiscarado fica escondido a maior parte do tempo, e só sai para comer de manhã e no fim da tarde. Alimenta-se principalmente dos brotos das plantas aromáticas.
Nome Comum: Almiscareiro
Nome Científico: Moschus moschiferus
Nome em Inglês: Siberian musk deer
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Cervidae
Comprimento: 1 m
Altura nos quarto dianteiro: 58cm
Período de gestação: 150 a 160 dias
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe