Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Alimento Correto – Adaptação do Animal à ração ou da Comida caseira




logo_pets

nutricao02Quando o animal é filhote, a adaptação ao alimento correto ocorre de maneira fácil e quase automática. O grande problema é quando as pessoas querem “humanizar” demais os “pets” e começam com os infalíveis petiscos… caminho certo para os animais rejeitarem sua comida. A dica é óbvia: sem petiscos inadequados!!! O mais adequado é que os animais não permaneçam no ambiente durante as refeições, principalmente se estes forem muito “pidões”. Em todo caso, se a presença do animal for inevitável, deixe sobre a mesa ração ou petiscos adequados e forneça-lhe quando pedir.

A grande questão é: como adaptar um animal já habituado à comida a comer ração, e vice-versa? A adaptação deve ser lenta, progressiva. Há vários métodos para adaptar o animal à nova alimentação. É aconselhável que você consulte um Médico Veterinário, que deverá examinar o animal e indicar o alimento e o método mais adequado.

Para passar de comida caseira para ração, um método que pode ser tentado: adquira uma ração adequada e de boa qualidade; retire, da quantidade habitual de comida, uma colher das de sopa desta e acrescente uma quantidade equivalente de ração; proceda desta maneira por uma semana; durante a segunda semana, substitua duas colheres; durante a terceira semana, três colheres, e assim sucessivamente, até que haja somente ração na vasilha. Provavelmente o animal separará a ração. Não se penalize. Com o tempo, havendo o decréscimo de comida caseira e a fome aumentando, o animal será forçado a ingerir ração. O importante é não ceder. O oposto também vale, porém sempre notamos que essa adaptação é bem mais rápida.

Caso você ache que a ração é uma “penalidade” ao animal, há no mercado alguns alimentos em pasta complementares, que podem ser misturados à ração seca ou ao alimento caseiro. São muito apreciados pelo animal.

Luigi Leonardo Mazzucco Albano
Bacharel em Química
Auxiliar Veterinário
Aquariólogo