Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Alimentação eqüina

Gostaria, primeiramente, agradecer a Revista Saúde Animal por todos os esclarecimentos dados aos seus leitores e pelo belo trabalho feito até aqui.
Possuo um cavalo e gostaria de saber um pouco mais sobre sua alimentação: Ele fica preso em um piquete de, mais ou menos, 1 hectare, porém o capim (braquiária) não tem um grande teor proteico. Completo sua alimentação com Purina, Farelo de arroz, Quirera e Sal 80; é dado 10 quilos ao dia de ração.
Gostaria de saber se é preciso mais algum complemento alimentar pelo fato do capim não ser de boa qualidade.

Érica
Cara amiga. Para uma melhor resposta eu precisaria de mais alguns dados, como por exemplo:

Cavalo: idade, porte,tipo de atividade (esporte, passeio, reprodocão.etc.).
Braquiária. Que espécie?
Purina? Especificar melhor a racão utilizada.
Origem do sal 80?
De antemão já te falo que a quantidade (10kg) de racão por dia é uma quantidade absurdamente alta. Anti-econômica e o pior, com grandes possibilidades de causar doenças graves do trato gastrintestinal. Tal quantidade só seria admissível caso o animal tivesse um altíssimo nível de atividade física e que fosse oferecido no mínimo em 4 vezes por dia (2,5kg por vez). Um animal de intensa atividade física nem teria tempo livre para comer tanta ração. Outro ítem a colocar é que você não deve se preocupar tanto assim com a proteína, a não ser para animais nas seguintes condicões: potros em crecimento, éguas em fase final de gestacão, em fase de amamentação ou garanhões em alta atividade reprodutiva. Nas demais categorias o mais importante é fornecer quantidade suficiente de energia, encontradas em rações industrializadas com alto teor de energia (vide rótulo), grãos (aveia, milho, arroz,etc.) e óleos vegetais (milho,girassol,linhaca,etc.) Outro ítem da mesma ou até de maior importância é o fornecimento de quantidades adequadas e balanceadas de minerais.

Os capins do gênero braquiária têm substâncias na sua composição que inibem a absorcão ideal do calcio. Os grãos de boa fonte energética têm alto teor de fósforo e baixo teor de calcio.Já é bem estabelecida a relacão entre calcio e fósforo (quase sempre o ideal é Ter o calcio disponivel duas vezes mais que o fósforo). Diante dessas situações o mais correto é fazer com o cavalo o que fazemos pra nós, ou seja variar o máximo possível os alimentos, exemplo:

Soja : fonte protéica.
Milho, aveia arroz : fontes de energia.
Alfafa: fonte de proteína e de calcio.
Oleos vegetais: otimas fontes de energia, principalmente o de linhaça.
Farinha de ossos : ótima fonte de calcio, assim como a de ostra e o carbonato de calcio.
Melaço : ótima fopnte de energia e ótimo como palatabilizante.
Levedura de cerveja : boa fonte de aminoácidos (formadores de proteínas nobres) e ótimo como fonte indireta de vitaminas do complexo B.
Fenos de capim como: coast-cross, aveia preta, rhodes, gordura são ótimas fontes de fibra e boas fontes protéicas se o solo estiver em boas condições.
Água de boa qualidade é fundamental, óbvio.
Controle de qualidade: examinar a ração que você compra pronta (o fabricante tem obrigação de lhe fornecer esse serviço), examinar o solo (EMATER da sua região faz isso pra você, assim como o exame do capim), exame da água (o de controle de higiene o orgão publico de água tambem o faz o de níveis nitricionais e contaminantes quimicos são encontrados à disposicão em laboratórios particulares)
Exame de mineralograma que é feito através da crina ou do casco do cavalo eu mesmo o faço e estou a seu dispor para maiores esclarecimentos”. É de fundamental importância. Me dispeço dizendo que sua resposta não ficou completa devido as informacões acima que necessito,aguardo.
Um abraço,

Dr. Gustavo Braune – Teresópolis – RJ