Agrião
NOME COMUM: Agrião
NOME CIENTÍFICO: Calopteryx virgo
NOME EM INGLÊS: Agrion virgo
FILO: Arthropoda
CLASSE: Insecta
FAMÍLIA: Agrionidae
CARACTERÍSTICAS: Asas membranosas suportadas por uma rede finíssima de “veias”. As asas anteriores e posteriores não se juntam. Asas geralmente claras, às vezes matizadas. Voa mais baixo que outras libélulas. Come insetos e peixinhos.
O agrião, com seu abdome delgado, é a menor e mais graciosa das libélulas. Enquanto as outras libélulas mantêm as asas abertas quando estão em repouso, o agrião fecha-se sobre o dorso como a maioria dos insetos. Como a libélula, ele é um caçador durante toda a vida, desde a larva até a fase adulta. Suas larvas destroem um grande número de larvas de mosquitos.
Durante o acasalamento, os pares de agriões voam “engatados”, com a fêmea presa ao abdome do macho. Mesmo quando os ovos estão sendo postos, eles mantêm essa posição. Os ovos são colocados dentro das hastes de plantas aquáticas, de modo que as larvas saem dentro d’água. A ninfa (estado intermediário entre a larva e o inseto adulto) possui três longas brânquias pontiagudas na parte posterior do corpo. Como a ninfa de libélula, ela tem uma espécie de pinça com a qual pode apanhar os alimentos.
Por todo o mundo, junto às águas paradas, há muitas espécies de agriões, com 2,5 a 3 cm, em média. Algumas na América do Sul têm 12 cm de comprimento. Tanto o agrião como as outras libélulas são insetos primitivos.
Editora Chefe e Diretora de Conteúdo