Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Adestramento Básico – O que devo saber?




caes_logo

atencaoVeja algumas orientações que você deve seguir para iniciar o treinamento e o adestramento em seu cão.

Um cachorro é para a vida inteira, e optar por um filhote poderá significar compartilhar os próximos 14 anos com seu bicho de estimação. Por isso, escolha o filhote correto e eduque-o para garantir o sucesso desta relação.

* Desde o primeiro dia do novo cãozinho em casa, habitue a chamá-lo pelo nome, fale bastante com ele sempre que ele estiver perto.

* Você deve manter a calma e o equilíbrio para que ele também seja calmo e tranqüilo.

* Nunca bata nele. Esta atitude prejudica sua autoconfiança, diminui o seu raciocínio e tira a sua atenção.

* Desde o primeiro dia você deve definir o que é certo e o que é errado, onde ele pode e onde ele não pode ir. Para ter coerência na educação todos da família devem ter a mesma postura e todos devem impedir que ele cometa erros.

* Você deve avaliar o seu cão diariamente e repetir sempre os comandos. Se ele não estiver bem de saúde provavelmente não irá obedecer aos seus comandos, por isso, fique atento a qualquer sinal e procure um veterinário.

* Procure realizar os comandos em situações agradáveis para que ele associe a algo prazeroso. Usa a voz de comando para chamá-lo na hora das refeições para fazer um carinho e para passear.

* A idade para iniciar a educação deve ser por volta dos 45 dias.

* A educação deve iniciar na rotina do dia a dia e deve-se usar o próprio território do cão. Depois dos três meses, quando tiver tomado todas as vacinas, você pode levá-lo para passear na rua ou para o campo.

* O horário ideal para o adestramento é até as 10 horas da manhã ou após as 15 horas e sempre 2 horas antes das refeições. Se você tentar antes, ele pode estar preguiçoso ou com problemas digestivos e não assimilar direito as lições.

* O tempo de duração das aulas devem ser, no início, no máximo 15 minutos. Conforme ele estiver aprendendo e avançando no adestramento, aumente este período gradativamente até o tempo de 45 min, não se esquecendo dos intervalos de mais ou menos 5 min.

* As aulas devem ser no mínimo três vezes por semana, menos que isto, o adestramento não rende.

* Lembre-se de que tudo que você fizer com ele pode se transformar em aprendizado, mesmo que ele não conheça os comandos, você deve dizer para que ele se abtua e futuramente assimile mais facilmente. Por exemplo, você está passeando com ele e tem um obstáculo pequeno na frente, na hora que ele for pular diga: “Pule”.

* Sempre antes de iniciar qualquer adestramento você deve brincar com o cão e inicie sempre pelos comandos conhecidos. Além de reforçar você o estimula ao aprendizado.

* Os comandos devem ser dados com voz firme, nunca com raiva ou com gritos e ensine um comando de vez. Deixe claro que você é quem manda, uma mudança no tom de voz é o suficiente para ele entender. Evite misturar as ordens ou parar no meio de uma para iniciar o outro comando.

* Faça das aulas um prazer para o seu cão, não poupe elogios e carinho. Demonstre muita compreensão, mesmo nos momentos de erros e não seja brusco para que a aula não se torne chata. É importante estimulá-lo o tempo todo com palavras amigas.

* Quando os comandos forem muito difíceis, intercale as aulas com brincadeiras e lazer. É muito importante não cansar o cão.

* Respeite o seu limite e lembre-se que ele, como você, as vezes não tem vontade de trabalhar ou não está nos melhores dias. Tenha paciência e não se irrite, isto só dificulta o aprendizado.

* Você também deve respeitar as raças. Tem raça que responde mais rápido que as outras, procure conhecer bem a raça do seu amigo.

* Você só deve começar uma nova aula quando a anterior estiver totalmente dominada.

* Você deve promover encontros de seu cão com outros cães para uma melhor socialização, pois este é um período crítico da formação da personalidade de um cão. Mas, é importante lembrar que você só deve promover estes encontros se os cães forem saudáveis para não correr o risco de uma contaminação.

* Em hipótese alguma você deve associar o nome do animal à bronca, Ex: “NÃO!!! Totó”, nestes casos policie-se para dizer apenas o “NÃO” em tom de voz forme, não é necessário gritar. O problema é o cão ligar o nome dele ao reforço negativo e quando precisarmos chamá-lo ele não irá responder.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Editora Chefe e Diretora de Conteúdo