Saúde Animal

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A Linguagem Canina – A linguagem Transmissora do cão




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Os Sinais

linguagem15O latido dos machos é diferente do das fêmeas. É um latido grave, potente e imponente.

Pelo latido, os cães revelam sua satisfação, temor, discordância, alarme e seus desejos. É um sinal, através do qual, pela variação de entonação, transmitem as suas sensações a seus semelhantes a consemelhantes.

Essas sensações podem ser provocadas por qualquer evento estranho, pela percepção de perigo iminente ou por um convite à participação. São os sinais mais facilmente por nós compreendidos dada à sua semelhança com a nossa voz.

Para os cães que têm, uma aguçadíssima acuidade visual para movimentos, qualquer acontecimento que evoque o atavismo selvagem é motivo de alarme: um gato que passa, um homem que corre, um carrinho de brinquedo que se movimenta. Os cães adoram uma janela. Os rituais de fuga (correr) despertam, naturalmente, o instinto de caça.

É muito comum observar-se que, dentro do seu automóvel (território móvel), os cães ladram para outros cães, para uma vaca ou um cavalo, para caminhões e ônibus que passam em sentido contrário. O que não é comum é percebermos que o ronco do motor de um caminhão ou ônibus passando em sentido contrário tem exatamente a mesma freqüência sonora de outro cão que rosna para atacar.

Os cães tentam comunicar-se conosco utilizando a voz, sinais e gestos. A forma com que eles se comunicam depende do porte e da raça.

Os cães comunicam-se em torno de três temas principais:

1. Suas emoções.
2. Suas pretensões sociais: hierarquia e territorialidade.
3. Suas necessidades e desejos.

No tema necessidades, o relacionamento com os humanos facilitou o aprendizado por causa do adestramento.

Verbalizações

Cinco variáveis indicam ou modificam o significado sonoro na voz dos cães:

1. Volume: alto, médio ou baixo.

2. Tonalidade: graves ou agudos. Essa variável depende também do porte da raça: cães pequenos têm o latido mais agudo e estridente, os de maior porte têm latidos mais graves.

3. Tempo de duração: medido em segundos.

4. Número de repetições: de cada som.

5. Freqüência das repetições: espaço de tempo entre cada repetição.

Os fatores que provocam essas variações são emocionais.

Excitação e nervosismo aumentam:
o volume: os latidos tendem a ser mais altos,
a tonalidade: os latidos tendem a ser mais agudos,
o tempo de duração: os latidos tendem a ser mais longos,
o número de repetições: os latidos tendem a ser mais repetitivos,
a freqüência das repetições: os intervalos entre as repetições tendem a ser mais curtos. Aumento da quantidade de repetições por minuto.

Os cães mais tranqüilos reagem de maneira oposta.

Com os humanos acontece algo semelhante:

Uma pessoa nervosa tende:
a falar mais alto,
a falar mais fino,
a falar mais tempo,
a repetir mais as palavras,
a falar mais rápido.

Os cães se expressam com:

LATIDOS

De um modo geral

Latidos com intervalos longos “waof… ± 15”… waof… ± 15”… waof…” ± 15 segundos – o cão está pedindo algo: água, comida ou quer passear, abrir a porta para ele entrar ou sair. Às vezes depois de latir ele corre e para em frente à porta.

Latidos com intervalos médios “waof…3”… waof… 3”… waof…” – 3 segundos, com as orelhas para trás o cão está dando um alarme que algo estranho está acontecendo: um ruído estranho, alguém mexendo na porta ou passando de forma suspeita, um estranho se aproximando.

Latidos com intervalos curtos “waof, waof, waof, grrr, waof, waof, waof, grrr, waof, waof,”, ininterruptos e insistentes, com rosnados intermitentes, exibindo os dentes, com as orelhas para trás o cão está pronto para atacar em procedimento de defesa de territórios e entes queridos.

Os cães jovens utilizam um latido festivo, meio gritado, acompanhado de corridinhas em volta, para um convite à brincadeira. Esse tom é facilmente reconhecido e sem nenhum conteúdo agressivo ou provocativo.

Os cães podem latir por medo, nesse caso as orelhas ficam voltadas para trás, coladas no topo do crânio, seus pêlos dorsais ficam eriçados, ele recua e estão sempre prontos para fugir. Estes cães são perigosos no momento em que o agente ameaçador se volta de costas. Se a ameaça for muito grande poderão, vendo-se em perigo de vida, lançar-se ao ataque numa atitude derradeira de vida ou morte.

A utilização do latido, nesse caso, é uma tentativa extrema para demover o inimigo da luta e convence-lo da retirada. Diz-se que cão que late não morde.

Características dos latidos

Latidos de duração média, contínuos, em tonalidade moderada- grave – tentando alertar a matilha ou família para um estranho que se aproxima.

Latidos de duração média, contínuos, em tonalidade moderada- aguda, quase uivo – característica dos huskies e akitas, quando confinados por longos períodos.

Latidos curtos, contínuos, em tonalidade moderada – tentando alertar a matilha ou família que um estranho está próximo ou entrando no território.

Latidos curtos, contínuos, em tonalidade moderada, volume alto, sempre em presença do proprietário – manifestação de estresse, ciúmes e insegurança, diante de outros cães.

Latidos curtos, contínuos, em tonalidade aguda, volume alto, exibindo parcialmente os dentes – tentando, com insegurança, assustar o agressor hierarquicamente superior.

Um só latido curto e seco, em tonalidade aguda – é uma forma de pedir ou de exigir algo. Pode ser repetido, caso a pessoa não atenda a solicitação, mas seu significado está contido neste único latido. Alguns cães usam o latido único curto e seco diante da porta tentando expressar sua vontade de sair ou em presença de um brinquedo ou petisco que deseja ganhar, ou ainda, pedindo para subir no sofá, poltrona ou na cama. Pode ser, também, um latido de alegria quando percebe que vai passear na rua. Nesse caso, fica agitado rodando e correndo em círculos e repetindo várias vezes.

Um só latido curto e seco, em tonalidade moderada- grave, volume bem baixo, normalmente terminando em suspiro (wáofffff !) – é um ensaio para iniciar o latido único, curto e seco, em tonalidade aguda.

Um só latido curto e seco, em tonalidade moderada- grave, volume alto, normalmente terminando em suspiro (wáofffff !) – é uma espécie de “chega prá lá!” ou “sai fora!”; tentativa de avisar que algo o está incomodando.

Um ou dois latidos curtos e secos, tonalidade moderada – chamando a atenção para si. Um modo de saudação.

Seqüência de três ou quatro latidos curtos em tonalidade moderada e rápida sucessão, espaçados por curtas pausas – tentando alertar a matilha ou família para um pressentimento de estranho nas proximidades.

Latidos curtos, insistentes por longos períodos, com intervalos de moderados a longos – resultantes de solidão por longos períodos de confinamento. Procura de contato. Revelam necessidade de companhia.

Latido com balbucio inicial, em tonalidade moderada (arr…wáof !) – um convite à brincadeira. Normalmente, abaixa a frente mantendo as patas anteriores esticadas e encostadas no chão com a garupa alevantada. Como se estivesse dizendo: “Não me pegaaaa… lá, la, la-laaaaa”

Latidos emendados, sem intervalo, em tonalidade crescente – composto de uma série de latidos ininterruptos, semelhantes ao uivo, que revelam um estado emocional de estresse, muito medo, levando às vezes ao ganido e a urinar-se.

Latido grave, com repetição compassada, em intervalos moderados – característico de cães sabujos durante uma perseguição chamando a turma.

Latidos em seqüência, de duração média, tonalidade moderada- aguda, volume alto, emendados acompanhados da contração dos músculos orbiculares da comissura labial – como se ele tentasse pronunciar o “U”, revela insegurança. O cão faz biquinho, que às vezes, fica até bonitinho.

O ROSNAR

É sempre uma advertência! oóÓÓóoolha!!! O rosnado é uma forma de dizer que não está gostando da situação e, também, que se continuar vai morder.

Quando o rosnado é acompanhado da contração dos músculos orbiculares da comissura labial, como se ele tentasse pronunciar o “U”, revela insegurança.

Rosnadela abafada, com os dentes escondidos – revela que está começando a ficar irritado com a atitude do outro.

Rosnadela suave, grave, com os lábios esboçando exibir os dentes – suave ameaça. Normalmente o adversário, recua.

Rosnadela-latido em tonalidade grave – exibindo completamente toda a arcada anterior inclusive os caninos, revela um cão seriamente aborrecido, atingindo seu limite de tolerância, prestes a atacar. Às vezes, quando rosna latindo, o cão produz espuma na boca, dando a impressão de mais irritado.

Várias rosnadelas-latido em tonalidade moderada – característica de cachorros brincando de luta. Apesar de soarem como uma briga entre cães o resultado é sempre uma alegria da brincadeira e nada de grave acontece.

Rosnadela-latido trêmula em tonalidade média-aguda – tentativa de um cão, com sua autoconfiança baixa, de convencer o adversário a bater em retirada, caso contrário, partiria para a luta.

Rosnadela oscilante, mesclada com choro-latido – emitida por um cão de baixíssima autoconfiança em razão de uma agressão iminente.

INTRODUÇÃO
FISIOLOGIA
A LINGUAGEM PERCEPTIVA DO CÃO
A LINGUAGEM TRANSMISSIVA DO CÃO
OUTRAS VERBALIZAÇÕES
EXPRESSÃO CORPORAL

Bruno Tausz
Etólogo Escritor Especialista em Cinologia e Comportamento Animal.
Juiz de Todas as Raças da FCI - CBKC.
Juiz de Adestramento e Trabalho VDH - FCI - CBKC.
Consultor da revista Cães&Cia
Consultor para Assuntos Caninos da revista Saúde Animal.
Consultor de Cinologia da revista Animal World.