Alergia e depressão
Olá,
1)Tenho um poodle de um ano de idade e ele vive “grudado” em mim. No entanto, eu vou viajar daqui a uma semana e ficarei longe de casa um mês. Ele parece que já “percebeu” que vou me ausentar e vive deprimido pelos cantos da casa, especialmente meu quarto, não quer mais se alimentar, etc. A veterinária dele passou uma receita de florais de Bach (Bleeding Heart e Rescue) para ele não ficar tão chateado. Há alguma coisa mais que eu posso fazer antes da viagem? Será que ele vai passar o mês todo triste?
2) Bom, a segunda pergunta ainda é sobre o mesmo poodle que eu acabei de falar. Desde ontem que ele apresentou sintomas de alergia. Muita coceira e irritação nas perninhas e em toda região que encosta no chão quando ele se senta. Não conseguimos descobrir ainda a causa da alergia. A veterinária passou um anti alérgico, Teldani. Alergia parece que diminuiu, mas meu cachorrinho só fica dormindo o tempo todo. É normal?
Desde já agradeço a colaboração, e parabéns pela página, está excelente!
Um abraço,
Patricia
Prezada Patricia,
Respondendo a sua pergunta a resposta e muito vaga. Alguns animais podem ficar deprimidos com a ausência da dona durante alguns dias e depois levar uma vida normal, ou podem apresentar distúrbios mais sérios. Eu tenho vários casos relacionados a vômitos, inapetência e um caso extremo de suicídio. Temos vários casos de “alergia” de origem puramente comportamental. Se e a primeira vez que a pessoa vai se ausentar, sugiro que coloque o cãozinho em um hotel ou na casa de algum familiar que o cão esteja acostumado. Eu não tenho nenhuma experiência com florais ou medicamentos homeopáticos. 2. Em relação aos sintomas de coceira, eles podem ter varias origens e varias causas. Se o processo persistir após a administração de teldene, sugiro encaminhar para um especialista. Hoje existem vários testes bastante seguros para se descobrir as causas da alergia, com tratamentos apropriados.
Um abraço,
Dr. Israel M. Bleich – São Paulo- SP