Convivência e alimentação de psitacídeos
Eu tenho um viveiro de 2 metros de altura e 3 de comprimento, nele eu crio Periquitos Australianos, Periquito Ingleses(Australiano padrão Inglês) e Calopsitas. Notei que essas espécies se dão super bem juntas(sem brigas).
Gostaria de saber se eu posso colocar outras espécies de periquitos no viveiro, mais especificamente Agapornis, falaram-me que essa espécie é super agressiva, brigam com outras aves, é verdade?
Que tipo de alimento eu posso dar a filhotes de Calopsitas, ainda eles estão sem penas, são bem novos?
Ficarei muito grato se puderem me ajudar!
Atenciosamente,
Alexandre
Sr Alexandre,
Os psitacídeos (origem africana e australiana) sobretudo são aves extremamente sociáveis, podendo formar colônias dentro de um viveiro com outros gêneros (agapornis; cacatua; grande cacatua; pequena cacatua; calopsita; louro de ombro roxo; papagaio de cara roxa; papagaio de Bourke; papagaio de Bauer oriental; papagaio de colar africano; papagaio de cabeça negra; papagaio elegante; papagaio esplendido; etc…). O alimento que pode ser dado ao filhote de calopsita pode ser a papa para psitacídeos (há varias marcas disponíveis no mercado, normalmente são produtos importados). Você encontra em casas especializadas em aves.
Dr. Wagner L. Hatsuo Toyama – Campinas – SP
Muito obrigado por responder minhas perguntas!
Eu procurei a papa para psitacídeos em várias lojas especializadas aqui em minha cidade (Taguatinga – DF), mas não achei. Continuo procurando.
Os pais desses filhotes de Calopsitas fugiram e por enquanto só estou alimentando-os com mingau de fubá de milho (preparado com água), que me indicaram. Não sei se é certo. É?
Enquanto eu não acho a papa para psitacídeos, Sr. poderia me indicar outros alimentos que posso dar aos filhotes? E de quanto em quanto tempo eu devo alimenta-los? Toda vez que eles começam a fazer um som como se estivesse chamando a mãe, eu dou comida.
Como eu faço para aquece-los? Estou deixando-os em uma casinha para Calopsita dentro da minha casa e nas horas de maior frio, coloco um pano em cima deles.
Eu crio pássaros a vários anos, mas nunca tinha acontecido isso comigo.
Mais uma vez, muito obrigado!
Alexandre
Sr. Alexandre,
uma alimentação próxima do ideal poderia ser:
Angú composto
fubá de milho 50g
farinha de carne 3,5g
farinha de ostra fina 1,5g
sal fino 0,5g
água 100ml
Deixar água fervendo e colocar todos os ingredientes. Mexer continuamente até dar ponto. Desligar e não tampar.
Papa verde
almeirão e cenoura crua (2:1)
Papa de coração
angu composto
coração bovino cru
cenoura crua
(1:1:1)
Fazer uma variação na alimentação com:
papa verde 4 partes
papa coração 4 partes
papa pão 4 partes
pão 1 parte
milho cozido 4 partes
girassol 30 partes
talos verdes 2 partes
cenoura 2 partes
banana 2 partes
mamão 5 partes
laranja 2 partes
Cada partes eqüivale aproximadamente em 1 colher das de sopa cheia. Fornecer 6 – 12 vezes ao dia e dê acordo com o choro. Para aquecê-los colocar uma lâmpada de 60W ou aquecedor a uma distância de 2m no mínimo.
Dr. Wagner L. Hatsuo Toyama – Campinas – SP