Anestesia e castração
Tenho acompanhado a revista saúde animal cujos temas tem me esclarecido muito. A propósito votei na revista de vocês para o top prêmio. Quando sair o resultado, gostaria de saber. Consultando uma veterinária fiquei sabendo sobre uma anestesia a gás. Qual a sua opinião sobre ela (e de mais risco ou não para o animal?). Sobre cio qual o melhor método que você me indica:
Castração – prós e contras
Anti-cio – prós e contras.
Agradeço atenção que me foi dada e aguardo uma resposta .
Iara Maria
Prezada Iara,
Anestesia inalatória (a gás), pode ser muito boa quando adequadamente utilizada, qualquer anestesia deve ser usada de acordo com uma indicação especifica, isto é, animais com diferentes doenças devem receber uma anestesia que seja compatível com o que ele apresenta, evitando riscos desnecessários. Hoje em dia temos anestesistas veterinários e equipamentos de suporte para a anestesia, é sempre interessante um exame para avaliar o risco cirúrgico e durante o ato anestésico o animal ser controlado por anestesista auxiliado por equipamentos adequados.
A medicação para evitar o cio, não é muito indicada, pois pode levar a sérias complicações como por exemplo a piometra ( infecção de útero), que é uma doença grave, que pode levar a óbito, a castração cirúrgica é menos arriscada e mais indicada.
Dr. André lacerda de Abreu Oliveira – Teresópolis – RJ