Corujas – Criação em cativeiro
Prezados Senhores,
Agradeceria a atenção de enviar informações sobre criação de corujas. Temos um filhote abandonado em uma chacará e gostariamos de todas as indicações de:
Manejo,
Alimentação
Saúde
Literatura
Muito obrigada.
Sabrina
Prezada Sabrina,
Existem várias espécies de corujas. As mais comuns no sul e sudeste são as corujas suindara, mocho-orelhuda, buraqueira e coruja-do-mato. Procure identificá-la no livro Ornitologia Brasileira de Helmuth Sick ou pergunte a um biólogo de zoológico, se houver um em sua região. Em cativeiro normalmente são criados ratos-brancos para alimento. Estes são abatidos antes de serem dados às corujas. Esse é o melhor alimento, pois é completo.
Não havendo a possibilidade de fornecer presas inteiras, forneça carne moída com carbonato de cálcio. Talvez você encontre o carbonato de cálcio em loja de produtos veterinários. O carbonato é mistura na proporção de 3 a 4 %, ou seja em 100 gramas de carne, você coloca 3 a 4 gramas, que eqüivale a aproximadamente uma colher das de chá. Isso é misturado na carne. Você pode dar também uma colherinha ou gotas de um suplemento vitamínico comprado em farmácia ou lojas de produtos veterinários. Se não fornecer o cálcio, o filhote desenvolverá deformidades nos ossos e poderá morrer.
Não dê carne gorda, pois a ave engorda e acaba morrendo. Lembre-se que o melhor são presas, tipo rato ou cobaia. Cuidado com as garras das corujas, pois podem causar ferimentos graves. As corujas quando se tornam independentes e capazes de voar, podem ir embora. Boa sorte.
Dr. Zalmir Silvino Cubas – Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana – Foz do Iguaçu – PR