Pata quebrada
Meu Nome é Nilza, moro em Porto Alegre/RS. Tenho uma Filhote de Dog Alemão que no dia 25 de Agosto fará 4 meses. No dia 29 de Julho o portão caiu sobre a pata esquerda de minha cachorrinha ocasionando uma fratura na patinha…. no dia 1 de agosto o Dr. Paulo Veber que possui um Hospital Veterinário após ter tirar o raio x da pata resolveu colocar o gesso, me disse que ela teria que ficar um mês com ele… OBS.: o memo me cobrou consulta, raio x e material para gesso… Passou 5 dias e notei que na parte superior da perna de minha cadela esta inchada e como o gesso esta acima do local onde ela dobra a perninha, criou um machucado onde a pele saiu… telefonei para o Veterinário e ele pediu parra que aflochasse um pouco o gesso, ao fazer isso pude ver que o local estava sem pele devido ao atrito com o gesso.
No dia 08 de Agosto sábado, reolvi ir até o veterinário para ele ve-la…. chegando lá o mesmo me disse que iria tirar aquele gesso. ao tira-lo notei que no cotovelo dela também havia feito um machucado cheguei a mostrar para o veterinário e ele disse que era normal…. Ele ficou em duvida se colocava outro gesso, ai perguntei a ele se não fosse colocado o gesso se ela não ficaria com problema na pata, foi ai que ele resolver colocar outro gesso menor…. mas não me falou nada de como tratar o machucado causado pelo gesso. No final da consulta ele veio me cobrar outra consulta, ai eu comentei com ele que eu não estava lá para uma nova consulta e sim para resolver um problema que o mal engessamento havia causado em minha cachorra. Fiquei muito chateada mas paguei novamente outra consuta… Mas continuando não achado correto o procedimento.
No domingo dia 9 olhando para a pata dela vi que havia uma erupção no cotovelo dela horrivel…, sai muito pus do local estou assando no local a pomada Vetaglós e dando um antiflamatório oral. hoje já é dia 12 e ainda não melhorou…. Estou preocupada com que ela possa perder a perninha….., não sei mais o que devo fazer, não gostaria de voltar a esse veterinário pois perdi a confiança nele….
Ela deve continuar com o gesso ?
Se eu tirar o gesso antes será que já colou o,local fraturado ?
Estou dando calcio para ela a 12 dias, isso ajuda na sicratização da fratura ?
|Descuple Dr, por tanta pergunta mas estou muito preocupada e infelizmente nossos veterinários por aqui etão mais interessados no R$ em vez da saude de nossos cães.
Certa de Vossa Atenção desde já agradeço,
Atenciosamente,
Nilza
Sra. Nilza,
O uso de artifícios para imobilização é questão de condutas (qual deve-se usar, quanto tempo, posição e melhor método). Se tiver uma fratura, há necessidade de imobilização para não ocorrer calcificação errada ou o pior; não cicatrização óssea. Dependendo do local ou qual o osso fraturado, a espera mínima é de 30 dias (exceto o rádio/ulna ou tíbia fíbula que são 60 dias). Agora se está saindo “pus”, o uso de antibióticos é melhor que o anti-inflamatório. Pode continuar passado a pomada até a total cicatrização. “Talvez o colega esqueceu de receitar o remédio”.
Dr. Wagner L. H. Toyama – Campinas -SP