Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Tartaruga – manejo e Perda do equilibrio

Prezados Senhores,

Tenho duas tartarugas de água (bia e Jorge) com respectivamente 17cm e 15 cm de casco. Estào dentro de um aquario na varanda de 80cm X 50 X 40. Alimentação consiste em alaface, cenoura e a Tetris.Gostaria também de saber se tem outra tipo de alimentação.
Nesses ultimas dias o Jorge tem ficado direto na plataforma em grama artificial, quando desce para água ela fica nadando de costas , ou seja, dando voltas em si mesma, e tem didficuldade em peramanecer no fundo. Parece que uma das patas não… digamos….mexe direito. Gostaria de saber quais as providencias que devo tomar e se tenho que mudar alimentação. Informo ianda que nessa ultima semana eu alimentei apenas com alface e cenoura. Desde já agredeço a atenção e espero que não sej nada grave, pois tenho duas filhas que são apegadas as bichinhas.

Um abraço,

Oscar
A primeira coisa que deve fazer é colocar suas tartarugas em um aquário maior, pois o atual é muito acanhado para as duas. A alimentação pode ser incrementada com Alcon Gammarus e Alcon Reptolife. Quanto ao problema referente à natação, pode ser que ela esteja com algum problema no pulmão e, portanto de ordem respiratória. O acúmulo de secreções no pulmão pode desequilibrar o animal. Seja como for, o caso parece grave. Por essa razão encaminhei sua pergunta ao Dr. Zalmir Silvino Cubas, que é médico veterinário e especializado em animais selvagens.
Boa Sorte!!

Luiz Roberto Francisco – Diretor do Zoo de Curitiba
Senhor Oscar,
A perda do equilíbrio hidrodinâmico está normalmente relacionada a distúrbios pulmonares. O acúmulo de líquido nos pulmões (edema), como é comum nas pneumonias, bem como reações inflamatórias e todo o processo que segue leva a alterações da densidade dos pulmões e consequente desiquilíbrio na água. Essa perda de hidrodinâmica é mais provável nas pneumonias que afetam apenas ou mais intensamente um dos pulmões, causando o desiquilíbrio. Sugiro o encaminhamento urgente a um médico veterinário especializado na região, que pode estar em uma clínica veterinária ou num zoológico. É necessário o tratamento com antibiótico e protocolo adequados. Um exame radiológico (raio x) pode dar uma idéia do grau de envolvimento dos pulmões. O prognóstico depende do estágio que se encontra a doença.

Dr. Zalmir Silvino Cubas – Foz do Iguaçu – PR