Pavão – criação
Recentemente ganhei três ovos de pavão e coloquei-os para chocar. Após nascerem (apenas dois nasceram) ganhei este enorme problema: como alimentá-los e quais os cuidados para criá-los???
Minutos antes de escrever este e-mail, estava tentando dar raçãozinha no bico de um deles, que se mostrava tristinho, com a asinha caída, e infelizmente, ele afogou-se e morreu…
Por favor…. respondam-me urgente….. não quero perder o último filhotinho…
Ele está junto com pintinhos mas, diferentemente deles, ele não procura ração ou água…
Ajudem-me por favor!!!
Obrigada…
Maria Helena
Maria Helena,
Os pavãozinhos devem ser criados com ração de crescimento de frangos. Deve-se dar já nos primeiros dias ovo cozido picado e verdura picada em pedacinhos finos. Eles nascem espertos e alimentam-se sozinhos. Colocá-los com pintinhos que os ensinem a comer é um procedimento correto. Eles precisam de uma gaiola relativamente ampla e em um dos lados uma lâmpada com campânula a uns 30cm de altura para aquecê-los. Se estiver quente
demais, os pavãozinhos vão para a parte da gaiola sem a lâmpada. É importante oferecer temperatura de aquecimento, água e comida adequados. A incubação também deve ser correta. Filhotes incubados em chocadeira com temperatura e umidade incorretos, podem nascer fraquinhos, vindos a morrer nos primeiros dias. Como conseqüência, alguns filhotes podem apresentar uma não absorção do saco vitelínico no abdômen e morrem por toxemia ou infecção generalizada. Sugiro a você conversar com o pessoal do Zoo de Sorocaba, que
têm grande experiência em criação de pavões e outras aves. Procure o biólogo Sérgio Rangel, um dos grandes especialistas em aves silvestres no Brasil.
Dr. Zalmir Silvino Cubas – Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana – Foz do Iguacú – SP