Hemabartonela
Eu tenho uma gatinha siamesa e há três semanas atrás ele adoeceu, teve uma anemia profunda e o veterinário diagnosticou como hemabartonela, acho que é assim, ela tomou a medicação, teve uma melhora e depois uma recaída, nesta recaída ela teve uma paralisia nas perninhas traseiras, o veterinário disse que no hemograma constava também uma infecção, que ele suspeita poder ter atingido a médula óssea da gatinha. Ela ainda tem um pouco de sensibilidade nas perninhas, faz cocô, mas não consegue fazer xixi, tem que apertar a bexiga para sair.
Como minha gatinha tem apenas 1 ano e três meses, sua carinha está ótima, e ela não perdeu a sensibilidade totalmente, o veterinário vai liberá-la para tentarmos uma fisioterapia. Nosso veterinário diz que gatos geralmente não revertem o quadro e acabam morrendo, tentei buscar alguma clínica veterinária especializada em fisioterapia, mas não encontrei. Gostaria de saber se existe algum caso desses que vocês possam ter tido
conhecimento e o quadro reverteu, como devo agir, se em Brasília tem alguém especializado em fisioterapia, ou melhor algo que pudesse ajudar-me com minha gatinha.
Obs: Ela já tomou duas transfusões de sangue, e os raios x que foram tirados só detectou uma lordose (não sei se exatamente lordose, mas um desvio na coluna por causa da paralisia), e o resto normal.
Muito obrigada pela oportunidade,
Luciana
A hemobartonelose em gatos não é uma doença muito comum, e causa como principal sinal uma anemia aguda.
O quadro relatado pela Luciana, merece um exame nerológico e uma avaliação da coluna vertebral, pois nem sempre um rx simples da coluna revela a presença de alguma afecção.
Deve ser feito também exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico de hemobartonelose.
Dr. André Lacerda de Abreu Oliveira – Teresópolis – RJ