Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Leptospirose em bovinos leiteiro

Tudo bem !
Meu nome é Milton, sou Médico Veterinário e tenho uma empresa… Atualmente estou fazendo um laudo técnico sobre Leptospirose em bovinos produtores de leite e necessito de maiores informações e orientação sobre este assunto,

Milton

Prezado Milton,

A leptospirose em bovinos leiteiros criados de modo intensivo (free-stall, tie-stall) recebe uma maior atenção quanto aos problemas reprodutivos que esta doença pode causar em um rebanho leiteiro.

O básico sobre a doença infecciosa em si voçê deve saber (causada pela bactéria leptospira, com vários sorovares(sorotipos) causadores de doença clínica nos bovinos cuja se apresenta como doença da urina vermelha e abortamento, sendo este provocado quando infecção da fêmea durante a gestação). A epidemiologia é o ponto de maior importância no controle e prevenção da doença.

Como voçê trabalha com acessoria, sabe mais que todos que devemos tomar nota sobre os custos para aplicação de programa de controle e prevenção de doenças infecciososas no rebanho leiteiro. O primeiro ponto de importância é relembrá-lo que a doença possui como
reservatório o rato e que este dissemina a doença através da sua urina (contaminação de ração principalmente); a disseminação pode ocorer também por transmissão por animais contaminados (bovinos) apresentando a doença clínica através de sua urina contaminada, onde esta pode cair em bebedouros de água e assim contaminar outros animais. Estes são os principais meios de transmissão da doença, portanto o controle e prevenção inicialmente começa na eliminação destes dois fatores. O primeiro fica à cargo do fazendeiro escolher como minimizar a ocorrêcia de ratos e a segunda maneira vou descrever em seguida. O controle nos animais(bovinos) deve ser feito através de exames sorológicos em todos os animais suspeitos ou não, isto variando como critério de escolha do Méd. Vet., sendo os animais positivos tratados se apresentarem sintomatologia clínica ou partindo-se para a vacinação dos animais com títulos baixos para a doença. Uma outra maneira, só que se tratando de prevenção somente é a vacinação direta dos animais, sem um controle sorológico prévio, que pode ser realizado, mas com muito critério. A vacinação é semestral, sendo a época de realização ficando a critério do profissional Méd. Vet..

Milton, de uma forma bem suscinta era isto que tinha para passar para voçê. Por favor, quaisquer outras infromações, entre em contato.

Atenciosamente,

Dr. Márcio Liboni – Londrina – PR