Necrose asséptica
Gostaria de saber sobre a doença necrose asséptica. O que é, o que fazer, e qual a melhor maneira! tenho um caso em minha casa e não sei direito o que fazer! meu cachorro é um poodle e tem um ano e está com necrose asséptica na cabeça do fêmur direito. Gostaria de saber se a operação é a melhor atitude tomar e quais são os riscos!! obrigada pela atenção,
Daniela
A Necrose Asseptica da Cabeça do Fêmur começa a se desenvolver na época da calcificação do disco epifisário, que pode ocorrer dos 3 aos 4 meses de idade. Esta condição é mais observada nos cães de luxo. A causa ainda é desconhecida. O processo necrótico é seguido pela deformação da cabeça do fêmur, que leva a osteoartrite ( inflamação ) da articulação coxo-femural afetada.
Os sintomas geralmente não são percebidos até que a osteoartrite se desenvolva, podendo ocorrer a partir dos 6 meses ou depois de o cão tornar-se adulto. Os machos são afetados com maior frequência que as fêmeas. A claudicação (manqueira) é comum e a manipulação da articulação provoca profunda dor. Nos cães principalmente de raças pequenas, o tratamento pela osteotomia da cabeça do fêmur (retirada da cabeça do fêmur) costuma dar ótimos resultados. Os cães retornam à locomoção sem dor poucas semanas depois da cirurgia. Como existe uma tendência familiar, os cães com o problema não devem ser acasalados.
Dra. Marília Russi de Carvalho – Cotia – SP