Evitando a fuga
Um amigo agora ao meu lado perguntou-me se LEXOTAN é anti-depressivo e calmante para gatos, pois os mesmos se encontram estressados e deprimidos por terem mudado de residência e querem a todo o tempo fugir. Haveria alguma soluçao? Se o LEXOTAN não é o indicado qual seria?
Atenciosamente,
Wander e Walter
Prezados Wander e Walter,
O LEXOTAN, assim como qualquer outro anti-depressivo de uso humanos são totalmente contra indicados para animais, em apenas alguns casos, com o acompanhamento de perto de um Médico Veterinário especialista em comportamento, pode-se receitar estes tipos de remédios, mas sempre acompanhado da instituição de um tratamento para a mudança de comportamento.
Tratamento este que deve ser seguido a risca, que leva muito tempo, nessecita muita paciência e que deve ser acompanhado por profissional habilitado de perto, afim de estruturar mudanças no modo de agir, conforme o decorrer e a melhora do quadro.
Para os gatos isto fica muito mais difícil. Pois são animais que perderam muito pouco do seu instinto “selvagem” para estarem junto do homem e domesticado.
O que poderia ser feito para que eles não fujam ?, Poderia-se castra-los, uma saida um tanto agressiva, outra possibilidade é confina-los dentro de casa, até que se acostumem com o novo lar, é lógico que eles devem ter o seu espaço para suas necessidades e para se divirtirem, se for o caso. Com o tempo a “idéia” de fugir vai passando e eles acabam por acostumar com o novo ambiente, e ai gradativamente você pode ir abrindo as portas e
janelas. Há, só não esqueça de oferecer comida e água á vontade. Eles com certaza vão preferir a comida pronta e a água fresca a toda hora, do que ter que caçar para sobreviver. É a lei do minimo esforço. Na realidade eles dependem de nós para sobreviver. OK !!!!! É um trabalho que vai testar sua paciência !!
Atenciosamente,
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves