Cão que persegue o rabo
Minha cadela, uma Bull Terrier, durante o primeiro cio pegou a mania de correr atraz do rabo e termina machucando-o quando alcança, pois ela investe contra o rabo com bastante força. Percebi que quando ela está diante de uma situação que ela não gosta – ex: quando estamos dando atenção ao companheiro, macho, dela – ela fica correndo atraz do rabo. Eu pensei que essa atitude seria temporal e se extinguiria depois do cio, mas ao contrario
tem persistido. Como posso resolver isto?
Cristina
Prezada Cristina,
Este é um comportamento esteriotipado típico de cães os extremamente dominantes ou ao contrário, submissos, pode estar ligado também a problemas que ela teve durante a fase de socialização. No caso dos Bulls Terriers acredito que seja mais provavél a primeira opção, pois é uma raça naturalmente mais dominante e tem dificuldades de se relacionar com outros cães, inclusive da mesma raça.
Este fato pode estar ocorrendo devido a uma provavél distuta pela liderança do território, teoricamente o macho levaria alguma vantagem, mas isto não é regra.
Procure ajudar no posicionamento hierarquico dos dois, dando mais atenção ao cão que parece ser mais “líder” isto so irá facilitar o processo que naturalmente iria acontecer, o resultado pode ser a diminuição ou extinção do “correr atráz do rabo”.
Procure também tentar coibir este comportamento através de um “NÃO” em tom de voz bem firme, no exato monento em que você a veja fazendo isto. Procure nunca e em hipótese alguma associar o nome dela à bronca, ou seja ao “NÃO”, afim de que ela (o cão) não faça esta associação.
É um trabalho demorado e de muita paciência, OK !!!!!!!!!
Atenciosamente,
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP