Dalmata com problemas
Recentemente numa feira de filhotes aqui em Ponta Grossa – PR, fui levado a comprar um Dálmata para meus dois filhos (5 e 3 anos). Estando o cão a uma semana em casa, notamos algumas coisas as quais temos dúvidas:
Ele têm tendência a comer fezes, de outros animais, gatos, que
passeiam pelo quintal. O que fazer?
Têm um cheiro terrível, li uns manuais que me foram dados na feira de
filhotes, tentei apertar a glândula anal p/ ver se a tal substância saía, mais nada… Porém percebi ele eliminando essa substância junto com as fezes. Mas o cheiro onde ele fica continua. Como posso eliminar esse mal cheiro?
Um dos seus olhos é coberto por uma membrana azulada e esse mesmo olho aparenta ser um pouco menor do que o outro.
Me parace que ele é surdo, o que fazer?
Ele dorme muito, as crianças costumam acordá-lo p/ brincar. Isso é normal?
Parece que fiz uma péssima aquisição, mas no entanto o “Pingo” conquistou a todos por ser muito afetivo, limpo (apesar do cheiro), e quando acordado brincalhão e esperto. O canil de origem troca os filhotes num prazo de até 15 dias da compra, caso a gente não estiver
satisfeito. A questão não é essa pois estamos apegados ao cãozinho e agora procuramos a melhor maneira de cuidá-lo, uma vez que não temos experiência nenhuma. O site de vcs têm sido de grande ajuda. Adotamos para ele uma ração adequada, estamos seguindo os conselhos existentes em manuais, encartes e neste site. Mas mesmo assim temos as dúvidas acima citadas.Obrigado pela ajuda e pela possibilidade de esclarecer as dúvidas. Moramos em casa, ele têm seu espaço e um grande gramado para caminhar, brincar, etc.
Desde já agradeço a atenção
João Luiz
Prezado João Luiz,
O fato dele comer fezes de outro animais é chamado cientificamente de coprofagia, e pode ser apenas um problema passageiro, por enquanto ele ainda é filhote. A coprofagia ainda não tem um tratamento definido e ainda temos várias teorias que tentam explicá-la. Uma delas é que o filhote faz isto apenas para brincar e chamar atenção, ele com certeza não sabe que aquilo é “cocô”.
Os ancestrais do cão doméstico e os cães selvagens de hoje, são caçadores e ao abaterem sua presa começam a come-la pela abdomem, onde emcontramos os intestinos, repleto dos fezes, esta é outra explicação do porque as fezes não são repugnantes para os cães.
Estas glandulas anais servem para que o reto do animal seja lubrificado na hora de defecar, para que não o machuque, as vezes elas podem ficar cheias, e isto pode incomodar o animais, o comportamento mais comum quando isto acontece é o animal andar de carrinho, esticando as perninhas de trás e andando com as da frente, arrastando o bumbum no chão. Aí sim você deve tentar esvazia-las, e não a toda hora. O mal cheiro dele pode ser
proveniente de outra coisa. Ok !!
Os filhotes normalmente dormem cerca de 90% do tempo, isto é absolutamente normal.
O ideal seria levá-lo a um Médico Veterinário de sua confiança para que que possa de dar informações mais completas e detalhadas. Mas fico feliz que existam pessoas como vocês que queiram cuidar e dar um boa qualidade de vida aos animais, OBRIGADO.
Aproveitem bastante o site e escrevam quando quiserem OK !!!!!!!
Atenciosamente,
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP