Pinscher com problemas de Coprofagia
Sou criador de Pinscher, possuo 4 cãezinhos desta maravilhosa raça. Mas estou tendo problemas com um deles, em específico uma fêmea que teve um filhote e como uma boa mãe cuidou muito bem dele, você deve saber que todo animal por extinto, enquanto sua cria é nova costuma comer suas fezes, mas este filhote já está adulto e a mãe instintivamente continua a comer as fezes. É muito nojento. Gostaria, que se tivesse alguma dica, que me enviasse. Obrigado,
Edilson
Prezado Edilson
Este hábito do comer fezes é chamado ciêntificamente de coprofagia, infelizmente ainda não exite nenhum tratamente especícido e totalmente eficaz.
Porém pode ser proveniente de vários fatores, o que você citou em sua pergunta está correto, as fêmeas tem por hábito limpar o local próximo onde estão suas crias, comendedo as fezes de seus filhotes, por uma questão de higiene instintiva.
Existem muitas teorias que tentam explicar tal comportamento, uma delas é o fato dos ancestrais do cão, serem caçadores, viverem em comunidade (matilha) e serem comedores competitivos, quando a presa é abatida estes canídeos selvagens iniciam sua alimentação pela ingestão de órgãos abdominais, incluindo-se ai intestinos e seu conteúdo (fezes), dai as fezes não serem repugnantes para os cães.
Outros fatores estão ligados a por exemplo, algum tipo de deficiência metabólica ou nutricional, ou a problemas comportamentais: ansiedade devido a conflitos ambientais – Stress ambiental – cães entediados que manipulam fezes por brincadeira (comportamente lúdico) – distribuição errônea de espaço (dormir, alimentar-se, defecar e urinar tudo no mesmo local) .
E muitos outros fatores, é difícil de modalizarmos.
O que você poderia fazer é reprimí-la com um “”NÃO”” em tom de voz firme toda vez que vê-la fazendo isto. É importânte não bater no animal. Se o comportamente continuar por muito tempo seria interresante que você procurasse um Médico Veterinário especialista em comportamento animal e levar a ele o caso com riqueza de detalhes, Ok!!!!!!!!
Atenciosamente,
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP