Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Cão sem raça definida (SRD)

Caros amigos da Revista Saúde Animal,
Antes de qualquer pergunta eu gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho que é esta revista. Espero sempre contar com suas valiosas informações.
É justamente com a finalidade de obter informações que eu estou enviando este e-mail. Um amigo me ofereceu um filhote macho descendente do cruzamento de um Pastor Alemão (macho) com Husky Siberiano (fêmea). Ainda não tive oportunidade de ver o filhote (no total nasceram seis, todos machos). Gostaria de obter informações sobre este “híbrido”. Existe algum registro de descendentes de cruzamentos deste tipo? Como o filhote pode ficar quando estiver crescido? Existem problemas de desvio de comportamento com este tipo de animal?
A melhor de todas as perguntas: Vale a pena aceitar este filhote? Poderei adestrá-lo e ele responderá como um cão puro? Por gentileza, respondam-me para que eu possa dar um retorno ao meu amigo aceitando ou não o filhote.
Desde já agradeço a colaboração.
Até breve,

Alexandre Oliveira

Prezado Alexandre,
Este “híbrido” nada mais é do que um SRD (Sem Raça Definida), infelizamente não existem registros ou literatura alguma sobre o comportamento específico de cães SRD e nem para cães puros, quando um cão tem o que chamamos de Pedigree, temos na literatura apenas um comportamento esperado para determinada raça, ou temos que esta raça é mais apta ou não para determinadas atividades.
Mas isto nem sempre, ou melhor, quase nunca é regra, pois apesar de serem cães da mesma raça e até da mesma ninhada eles são individuos completamente diferentes, quando expostos aos mesmos estímulos irão reagir de maneira diferente.
O estudo do comportamento (ETOLOGIA) traz um sua literatura o comportamento de canídeos em geral, inclui-se ai lobos de várias raças, rapoza, chacal, dingos e muitos mais.
Mas falando de modo geral, o Canis familiares, ou seja o nosso cachorrinho doméstico, é impossível fazermos qualquer tipo de projeção para o seu comportamento futuro, ainda mais em se tratando de uma misturas de raças.
Existem mecanismos em que podemos dar apenas uma idéia da futura personalidade dos cães em geral, é lógico que são apenas hipóteses, mas quando falamos de cães puros temos uma probabilidade maior de acertos, devido ao padrão comportamental esperado para determinada raça.
Estas variações nos comportamentos caninos são fáceis de explicar, basta sabermos que cada cão vive num ambiente familiar diferente do outro, assim fica praticamente impossível de modalizarmos e montarmos uma regra homogenea para o comportamento do cão doméstico.
O teste para a futura personalidade é super legal, pode ser feito em qualquer cão, inclusive os “híbridos” e está no site:

http://www.geocities.com/Heartland/Prairie/2181/index.html – Dr. Mauro Lantzman.

Qualquer dúvida é só escrever,

Atenciosamente,

Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP