Poodle com comportamento “esquisito”
Antes de mais nada, obrigada por essa oportunidade, meus agradecimentos à Revista e principalmente à equipe de veterinários que se dispôs generosamente a esse serviço. Parabéns a todos pela iniciativa! Minha poodle toy de 3 anos amanheceu esquisita, e assim passou todo o dia. Encolhida, rabo abaixado, levanta de repente, anda rapidamente, deita-se. Passou o dia deitadinha dormindo. De vez em quando olha em direção à traseira. Já investiguei, apalpei pra ver se reclama de dor, movimentei os membros, ela não teve reação de desconforto. Não quis comer e recusou o biscoito para cães que ela adora. Observei também que de uns dois dias pra cá ela tem respirado pela boca, o que não é natural nela. Como se estivesse ofegante, e às vezes dorme assim.
Moro em uma cidade de poucos recursos, estou preocupada porque meu marido viajou e não tenho nem como me deslocar para levá-la a um veterinário, sendo que os poucos que existem aqui deixam um tanto a desejar.
Por favor, vocês teriam alguma orientação? Fico muito e muito agradecida!
Cristina Mota
Prezada Cristina,
É muito difícil de sabermos o que realmente está acontecendo, os problemas comportamentais, podem estar ligados a muitos fatores, mas a primeira hípotese que devemos descartar, é que esta provável mudança de comportamento não estaja ligada em hipótese alguma a problemas ligados a doenças comuns.
Depois de descartado o diagnóstico preciso de que não existem doenças que possam causar dor, deconforto ou problemas sistêmicos e mesmo assim o comportamento “esquisito” persistir, ai sim poderíamos pensar em desvio de comportamento.
Sugiro que você procure um Médico Veterinário das cidades mais próximas para um consulta e ai com segurança, certos de que não existem outros problemas para podermos pensar pelo lado apenas comportamental. OK!!!!!
Qualquer dúvida volte a escrever…
Atenciosamente,
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP