Poodle que não para de morder
Em primeiro lugar,eu gostaria de parabenizar por essa brilhante iniciativa. Eu tenho um Poodle fêmea de aproximadamente dois meses que não para de morder as pessoas, algumas vezes por brincadeira, outras não. Chegando inclusive a rosnar para mim em algumas ocasiões. Gostaria de saber como faço para que ela deixe essa mania. Outra coisa é como eu faço para educar ela a fazer as suas necessidades em determinado local. Muito obrigado!
Cezar
Prezado Cezar,
O seu cãzinho está passando por uma fase que chamamos de período de socialização, é o periodo mais importante de vida do animal. É neste periodo por exemplo que são definidos os traços da personalidade dele, o fato de ele morder, por enquanto é apenas brincadeira, o rosnar também faz parte. O que você deve fazer é mostrar à ele que quem manda é você. Como fazer isto?; É um trabalho de muita paciência, pois em hipótese alguma você deve bater nele ou esfregar seu focinho no xixi ou fezes.
O condicionamente dos cães funciona por recepção de estimulos, porém eles não gostam de apanhar, assim como nós. Você deve sempre reprimi-lo no ato, no mesmo momente em que ele faz a coisa que você não quer, através de um “NÃO” em tom de voz firme, mas nunca associar o nome dele à bronca.
Por exemplo: <Totó, “NÃO” faça isto.>
Agradá-lo e afagá-lo bastante no momento em que ele faça uma coisa que você quer e apenas ignora-lo quando ele fez alguma coisa “errada” que você não viu.
Errada para nós, por que para ele é apenas diversão, não poderiamos esperar outra coisa, a não ser brincadeira, de um filhote. Isto também funciona para condicioná-lo a fazer suas necessidade no mesmo local, você deve escolher um área afastada de onde ele come ou dorme. E pode usar um jornal com o próprio xixi dele para atrai-lo para o local certo.
Mas não se esqueça de que após 5 segundos que ele fez suas necessidade no local errado, ele já não lembra mais do que fez. A repreensão verbal deve ser no mesmo instante. Evite também que ele veja você limpando a sujeira que ele fez no lugar errado.
E quando você vê-lo fazendo no lugar certo não deixe de agrada-lo bastante.
Assim com o tempo e irá peceber que quando faz no lugar certo recebe carinho e quando faz no lugar errado escuta um “NÃO”, ou não ganha carinho.
A proveite e veja o artigo que escrevi na revista “Saúde Animal”, sobre Educação do filhote, como entendê-la melhor. Procure em novidades. OK!!!!
Atenciosamente,
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP