Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Problemas com o Aprumo em cães

Tenho um filhote de boxer de 3 meses e 1/2, que vive num canil de 3,5 X 3,5, sendo 1,20 X 1,20 de área coberta. O piso é de cimento. O restante do quintal é de piso liso, e como não deixo o cão no canil o dia todo, venho notando que seus aprumos estão alterados. Gostaria de saber se realmente o piso pode interferir nos aprumos dos cães e se a prática de treinamento com handlers, para exposições poderá resolver os problemas.
Gostaria de saber se é muito prejudicial ao cão, deixá-lo preso o dia todo no canil?

Gostaria de saber, se possível a quantidade de cálcio que devemos ministrar ao cão diariamente, considerando que ele vem sendo alimentado com Proplan para filhotes? Disseram-me que cálcio de menos não faz mal, mas se dermos demais pode gerar raquitismo.

Para finalizar, gostaria de saber se exercícios e cálcio podem fechar os dedos do filhote?

Antecipadamente, obrigado

Agnaldo

Caro Agnaldo

O piso realmente pode interferir no aprumo do seu cãozinho, o ideal é que você o deixasse o minimo possível em piso escorregadio e o levasse para passear diariamente, se possível 15 min. pela manhã e 15 min. à tarde, mas não forçando muito pois ainda é um filhote muito novo e excesso de exercícios também são prejudiciais para cães em formação, se possível leve-o para brincar em praças ou parques, o boxer é um cão muito ativo e brincalhão .Quanto a deixa-lo no canil, se for a única maneira de tirá-lo desse piso escorregadio é melhor, mas não esqueça de dar-lhe muita atenção para não ficar estressado e levá-lo para passear , exercícios só após os 6 meses pelo menos, e moderados.

Quanto ao cálcio, a ração que você está usando é de ótima qualidade e não é necessário suplementá-la com calcio. A falta de calcio causa o raquitismo, o excesso causa um outro disturbio, que aparentemente é semelhante mas é um depósito de calcio nas articulações, nos dois casos há desvio ósseo. pode ocorrer também um crescimento muito rápido causando lesões nas cartilagens. Qualquer dúvida escreva, um abraço

Dra. Mônica Lippe De Camillo – Veterinária em São Paulo