Cálculo Renal em Gatos
Tenho um gato siamês que, segundo os veterinários, devia ter uns 5 anos quando esse gato veio `a minha casa. Ele já está comigo há 2 anos.
O gato foi recolhido pela Associacão Protetora dos Animais com a bacia quebrada. Ele deve ter fugido(ninguém sabe) dos donos e foi atropelado. Lá na Associacão o gato foi castrado….esse deve ser o procedimento rotineiro para os animais que lá ficam…
Esse gato veio parar nas minhas mãos por intermédio de uma estagiária que estava de plantão. Resultado: estou com o gato há 2 anos. Ele está comigo desde 21/07/96. Depois disso, ele teve de ser operado para uma retirada de fecaloma ( em 18/08/96). Ele anda normalmente, se recuperou bem. Quanto `a prevencão de formacão de novos fecalomas ele só come a racão PROPLAN LIGHT. Isso previne inclusive a formacão de cálculos??
Esse meu gato bebe muita água. É normal? As fezes dele é muito dura. E ele urina bem pouquinho. Ele pesa 7 quilos. Nao consigo fazê-lo emagrecer. Estou diminuindo a quantidade de racão.
Uma outra coisa que tem acontecido é que ele tem vomitado. A única coisa que ele come é racão. Ele não come nada de diferente disso. Nem carne, nem peixe, nem frango. Seja cozido ou cru.
Fiquei com medo pelo meu gato, ao ler o artigo da revista sobre SUF.. Vocês poderiam me indicar um veterinário( de preferência Homeopata) aqui em S.Paulo??
Sem mais,
Denise
Resposta: Prezada Denise,
O seu gato (vc não especifica se é macho ou fêmea, mas pelo seu relato, suponho ser macho. A ureta dos machos é estreita, o que possibilita a retencão de sais, formando-se cálculos. Estes podem apenas dificultar a passagem da urina, como também obstruir seu curso normal. O fato do animal ser castrado também aumenta a possibilidade de formação de cálculos.
Quanto à ração, por uma questão de ética, não posso afirmar nada a respeito, mas o que posso adianta-la é de que uma ração ideal neste caso específico deveria possuir um baixíssimo teor de proteínas, afim de evitar a formação dos cálculos.
Quanto à gordura (7 quilos de peso), se deve em parte por ser um gato castrado, onde sua função reprodutiva é nula, ocorre um desbalanço hormonal (queda de testosterona) que provoca uma “sonolência” no animal; queima menos calorias, em consequência, engorda.
Quanto às fezes, deve-se tentar introduzir em sua alimentação fibras. Pode ser uma banana ao dia, uma fatia de mamão,…Isso ajudará a melhorar o trânsito intestinal. Quanto ao excesso de água, se deve pela gordura em excesso que provoca uma retenção de calor, o gato se lambe para refrescar, acaba ingerindo pelos, provocando também o fecaloma.
*NÃO DEIXE DE PROCURAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO UM VETERINÁRIO*
Espero ter esclarecido ao menos partes das questões,
atenciosamente,
Dr. Renato Faria Sanches – Veterinário em São Paulo – SP