Aquário Marinho – Curso completo – O mundo fascinante dos invertebrados
Os invertebrados são animais que não possuem notocorda e consequentemente não tem vértebras. A maioria dos invertebrados são encontrados nos recifes madreporitos. Corais, esponjas, crustáceos, moluscos, anelídeos e equinodermos, fazem parte desse conjunto, entre outros.
Os equinodermos ou “pele com espinhos”, tem como característica principal a sua simetria. Possuem exoesqueleto formado por placas calcárias. É o caso das estrelas-do-mar, ouriços e ofiuros (equinodermo mais ativo). A maioria das espécies são onívoras.
Outro invertebrado interessante para ser observado é a anêmona-do-mar. Seu corpo cilíndrico se apresenta em três partes: A superior onde encontramos os seus tentáculos (múltiplo de seis).A parte central, onde localiza-se um corpo cilíndrico com uma abertura (boca/faringe): A parte terminal, utilizada para a fixação. Animal carnívoro. Utiliza os tentáculos para caçar. Neste encontram-se gatilhos urticantes que disparados paralisam a sua presa.
Algumas espécies de peixes e invertebrados, são imunes a essa toxina, fazendo delas verdadeiras moradias., outra simbiose na vida marinha. Acreditam os pesquisadores que nas peles desses peixes ocorre uma mucosa que faz com que os gatilhos não disparem. A anêmona oferece refúgio para os peixes e eles oferecem alimentação para anêmonas.
O cerianthus é muito semelhante a anêmona. Produz um invólucro protetor constituído de seu muco impregnado com pedaços de conchas, areia, algas, lodo, podendo atingir até um metro de comprimento de tubo.
Polichaetas e spirografus. São animais anelídeos que fabricam suas casas em forma de tubo. O corpo desses animais apresentam uma corroa de tentáculos em forma de plumas atraentes devido as lindas cores, servindo para a captura dos alimentos (plantônico). A qualquer sinal de perigo eles retraem rapidamente para o interior do tubo. Em cativeiro o seu alimento deverá ser na forma de líquido protéico industrializado.
Os crustáceos também são muito utilizados no povoamento de um aquário, pois tem como principal função digerir restos de matéria orgânica (popularmente chamados de “lixeiros do mar”). Fazem trocas periódicas de exoesqueleto. Realizam simbiose com outros invertebrados e com alguns vertebrados, Ex.: Ermitão/Anêmona, Camarão Stenophus/Moréia, Camarão Limpador/Peixes.
Gastrópodes: moluscos de conchas univalve, ou desprovidos de conchas. Corpo assimétrico, dividido em três partes distintas: Cabeça com tentáculos onde se situam os olhos e os órgãos sensitivos; Um pé largo, situando ventralmente e as vezes adaptado para natação; E uma massa visceral, dorsal, normalmente protegida numa concha formada de uma só peça. Animais herbívoros. Ex. Cipréia.
- Aquário Marinho – Curso completo – Introdução
- Aquário Marinho – Curso completo – Temperatura
- Aquário Marinho – Curso completo – Densidade e salinidade
- Aquário Marinho – Curso completo – Potencial Hidrogeniônico – (ph)
- Aquário Marinho – Curso completo – Ciclo de nitrogênio
- Aquário Marinho – Curso completo – Filtragem
- Aquário Marinho – Curso completo – Iluminação
- Aquário Marinho – Curso completo – Peixes Marinhos
- Aquário Marinho – Curso completo – Doenças
- Aquário Marinho – Curso completo – Alimentação
- Aquário Marinho – Curso completo – O mundo fascinante dos invertebrados
- Aquário Marinho – Curso completo – Bibliografia
Autores e Ministrantes:
Hamilton J. Borges Júnior
Renato Augusto Bueno de Oliveira
PH7 Aquarium – Campinas -SP