Filhotes em casa: como ensinar o novo membro da família
A chegada de um filhotinho em casa é um momento de grande alegria. Mas é importante lembrar que esse novo morador necessita de cuidados e, certamente, mudará a rotina de toda família.
Por isso, antes de adotar ou comprar um animal de estimação, esteja certo de sua escolha e, se tiver dúvidas, consulte seu veterinário ou um adestrador para orientá-lo.
A partir de 50 dias de vida, os cães já podem ser adestrados e, embora os animais aprendam em qualquer idade, iniciar um treinamento o quanto antes, proporciona uma convivência mais harmoniosa, evitando futuros problemas de comportamento, já que logo cedo, seu animalzinho já saberá o que você espera dele, evitando certas manias indesejadas.
Aprenda, com o método de Adestramento Inteligente, algumas dicas para educar o mais novo integrante da casa.
1- Se acostumando ao novo lar – Nos primeiros dias na nova casa, é normal que o cãozinho estranhe o ambiente. Ele chora porque sente falta da mãe e dos irmãos. Uma toalha ou um paninho com o cheiro da mãe e dos irmãos pode ajudar nessa adaptação. Manter um som baixo e constante vai fazer o cão se lembrar da respiração materna e ajuda a acalmá-lo. Um simples relógio que faça tique-taque pode ajudar, inclusive à noite.
2- Para conter a vontade de morder – É mais do que normal um filhotinho querer roer tudo que apareça em sua frente. Para conter esse “instinto destrutivo” do cãozinho e evitar que ele estrague objetos indesejados, ofereça brinquedos próprios para ele morder. Uma dica bacana é colocar os brinquedinhos no congelador e depois dar ao filhote. Isso alivia a coceira causada pela troca de dentição que o faz roer tantas coisas.
3- Uma boa noite de sono para todos – À noite, geralmente, ele se sente ainda mais sozinho, quando todos estão dormindo. Por isso, ao contrário do que muitos imaginam, sempre que possível, é importante permitir que o filhote durma com você até que ele adquira confiança e perceba que a mãe não vai voltar. Além de dar uma caminha confortável, com o cheiro da antiga família, cansar o filhote com brincadeiras antes de dormir vai fazer com que ele pegue no sono. Mas, se mesmo depois de tudo isso, o cãozinho insistir em chorar, não vá até onde ele está. Se você for ver o cão toda vez que ele chorar, ele aprende que resmungar é uma ótima estratégia para ser atendido e vai fazer isso sempre. O ideal é ter certeza de que o cão está bem antes de dormir e depois ignorar seus chamados.
4- Xixi no lugar certo! – Mostrar logo no início onde é o “banheiro” do seu cãozinho, é a melhor maneira de ensiná-lo a fazer suas necessidades sempre no lugar certo. Como? Se puder restringir a área que seu cãozinho vai ficar, isso ajuda a ensiná-lo. Coloque no espaço dele jornais ou um tapete higiênico, em um lado oposto à sua cama e comida, pois os cães tendem a fazer suas necessidades longe do local onde dormem e se alimentam. Para aumentar as chances de acerto coloque esses jornais ou tapetes na maior área possível e vá diminuindo gradativamente. Nem pense em dar bronca ou bater caso erre o local, porque ele pode entender que o errado é fazer xixi e cocô. Vale lembrar que, assim como um bebê, os filhotes não conseguem segurar a vontade até chegar ao “banheiro”.
5- Recompensar e punir de forma correta – Dar aquelas “palmadinhas” no seu cãozinho não é a melhor forma de ensiná-lo. Caso estrague algo, por exemplo, repreenda o bicho com sustos, mas só se for pego no ato. Chacoalhar uma lata com moedas pode ajudar. E não se esqueça das recompensas! Quando seu cão fizer xixi e cocô no lugar certo, por exemplo, agrade-o com um carinho, elogio ou um pedaço de um petisco bem gostoso. O reforço positivo ensina os filhotes, e cães adultos também, que o bom comportamento traz ótimas recompensas.
Com essas dicas e muito carinho você começa com pé direito uma relação que tem tudo para ser harmoniosa e divertida para você e para seu novo melhor amigo!
Revisão e edição: Alex Candido