Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Saiba como ensinar seu gato a não arranhar móveis e objetos




logo_gatos

Uma reclamação mais que frequente dos donos de gatos são quanto aos arranhões em móveis e alguns objetos. Claro que não é muito agradável ver aquela mesa ou sofá novinhos com diversas marquinhas de unhas. Mas, diferente do que muitos imaginam, é possível ensinar a seu gato que não pode arranhar determinadas coisas.

Porém, primeiramente devemos entender e respeitar as necessidades de nossos animais de estimação para podemos educá-los sem reprimir seus instintos.

Por que eles arranham?

• Para afiar as unhas – Arranhando móveis e objetos, os gatos retiram pedaços de unhas que estão velhos e soltos. Assim eles mantêm a camada mais nova e afiada que cresce continuamente.

• Demarcação – Os arranhões também servem como aviso a outros gatos que aquele local já tem dono. Assim como os cães (e alguns gatos) fazem xixi para marcar território, os bichanos usam os arranhões para deixar marcas e seu cheiro no ambiente.

• Alongamento e exercício – Após uma boa soneca, os gatos adoram se esticar e arranhar as coisas para alongar os músculos.

Direcionar, mas não proibir!

Em geral é muito mais eficiente direcionar os hábitos dos nossos pets do que tentar proibi-los. Se seu gato tiver opções mais interessantes que seus móveis para arranhar, fica mais fácil evitar estragos. Para isso o ideal é providenciar os arranhadores próprios para isso. Nos pet shops há várias opções (de corda, papelão, carpete, madeira), e o aconselhável é testar todas para saber qual material seu bichano prefere.

Outra dica para o felino se divertir só nos arranhadores é colocá-los em pontos estratégicos da casa. Locais entre ambientes diferentes são uma boa opção, como entre o quarto e a sala, por exemplo. Os gatos preferem demarcar limites de território. O cantinho da soneca também é uma boa escolha, já que eles adoram esse lugar. Mas não deixe de tentar novas opções e ver se o seu gato aprova.

É importante também incentivar e recompensar seu bichinho pelas atitudes corretas. Mostre que você permite e gosta que ele arranhe esses locais e elogie-o, oferecendo petiscos sempre que ele usar um arranhador. E, se o gato passar a arranhar para conseguir atenção e petiscos, ótimo! Ele estará aliviando a vontade de arranhar e, com isso, os locais proibidos serão poupados. A erva do gato, ou cat nip, também pode ajudar a atraí-lo aos arranhadores.

Usando broncas despersonalizadas

Depois de providenciar alternativas divertidas para seu gato se entreter, aí sim podemos evitar os arranhões indesejados com broncas. Para isso devemos associar a atitude a pequenos sustos ou situações desagradáveis. Mas cuidado com gatos medrosos e ariscos! Dependendo da repreensão, a confiança dele no ambiente e nas pessoas pode diminuir.

Crie situações punitivas, com susto ou desconforto, que não sejam associadas a você. Dessa forma aumentamos as chances do gato não arranhar a mobília quando estamos ausentes e também evita que ele fique com medo de nós.

Para isso, aplique pedaços de fita adesiva de dupla face sobre objetos que o felino insiste em deixar sua marca. Os gatos odeiam arranhar superfícies grudentas.

Um jato de água no gato, espirrado com um borrifador, também costuma funcionar para inibir arranhões em objetos. Porém, neste caso a punição estará associada a alguém (personalizada) e o gato pode aprender a não arranhar os móveis somente quando o dono estiver por perto, além de poder deixá-lo desconfiado ou com medo de pessoas.

Texto: Tarsis Ramão (adestradora da Cão Cidadão)
Revisão e edição: Alex Candido