Rã – Ágil – Ela vive mais tempo em terra
FILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
ORDEM: Diplasiocoela
FAMÍLIA: Ranidae
CARACTERÍSTICAS: Comprimento: 7 cm
600 a 1500 ovos
Incubação: 15 dias
A rã – ágil vai procriar na água , mas depois de postos e fecundados os óvulos, macho e fêmea voltam para a terra firme e aí permanecem até a primavera seguinte. Os ovos não flutuam e ficam no fundo, mesmo quando a água faz inchar a gelatina que os envolve.
Inicialmente herbívoros, depois carnívoros, os girinos desenvolvem – se rapidamente, adquirem patas e perdem a cauda. Mas a maioria será devorada pelos carnívoros de água doce (díticos, larvas, etc.). Os sobreviventes, em forma de pequenas rãs, sairão da água com dois meses de idade. Só retornarão depois de adultos, dois ou três anos mais tarde.
A rã – ágil é encontrada na metade Sul da Europa. Suas patas posteriores são excepcionalmente compridas, o que lhe permite dar pulos de até 2 m de extensão (daí o nome ágil). Seu dorso é acinzentado, puxando para o amarelo ou vermelho e salpicado de pequenas manchas pretas. Ela caça insetos, mas se alimenta de vermes e lesmas. Se chove, sai durante o dia; se não, somente no crepúsculo. No outono, o macho se enterra no lodo a fêmea, debaixo de folhas, e hibernam até a primavera, despertando de tempos em tempos quando o frio abranda.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe