Solenodonte do Haiti
NOME COMUM: Solenodonte do Haiti
NOME EM INGLÊS: Haitian Solenodon
NOME CIENTÍFICO: Solenodon paradoxus
REINO: Animalia
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Soricomorpha
FAMILIA: Solenodontidae
GÊNERO: Solenodon
COMPRIMENTO DO CORPO: 28 a 33 cm (o rabo mede mais 25cm)
PESO: entre 0.6 e 1.0 kg
Reprodução: Não existe diformismo sexual. As fêmeas podem ter de um a três filhotes por ano.
Filhotes: Pesam entre 40 a 55 gramas. Normalmente só dois dos filhotes sobrevivem porque a fêmea só possue 2 tetas que são achatadas em um lugar mais incomum (próximo às nádegas do animal). O filhote é desmamado depois de 75 dias, no entando podem permanecer com os pais até a próxima cria.
Comportamento: Até oito animais podem compartilhar a mesma cova. Solenodons podem lutar um com os outros no primeiro encontro, mas eventualmente eles estabelecem uma relação de domínio e vivem junto em cativeiro em harmonia relativa.
À primeira vista, ele se parece com um rato gigante de nariz comprido; tem uma cauda escamosa quase sem pêlos, uma pelagem dura e pernas traseiras carnudas. Esse animal noturno especializou-se na caça aos insetos e pequenos lagartos. Suas patas dianteiras possuem garras longas e curvas. O focinho comprido e pelado permite-lhe buscar suas presas sob as pedras ou velhos tocos.
O Solenodonte do Haiti (Solenodon paradoxus), também conhecido como o Solenodon haitiano ou Agouta, é um solenodon só achado em Hispaniola, a ilha que é compartilhada pelo Haiti e o República Dominicana. Era desconhecido a ciência até as 1833, quando foi descrito primeiro por Brandt. Havia umas espécies semelhantes apresentam na ilha, S. marcanoi que ficou extinto depois do período de colonização inicial. Todas as espécies de solenodon pertencem à ordem Soricomorpha e a familia Solenodontidae.
Solenodonte do Haiti se parece muito uma fera enorme. Pesa entre 0.6 e 1.0 kg, e é 28 a 33 cm(o rabo mede 25 cm). tem pêlo castanho-vermelhado em a maioria de seu corpo, o lado inferior é uma cor mais clara. O rabo, pernas, focinho e orelhas são desprovidos de pêlos. Possuem garras fortes e úteis para cavar.
A cabeça é muito grande em relação a seu corpo, e tem um rosto longo com olhos minúsculos e orelhas, parcialmente escondido pela pele do corpo. Uma singularidade interessante é a probóscide, um osso localizado na parte do rostro que apóia a cartilagem do focinho. A fórmula dental para as espécies é 3/3, 1/1, 3/3, 3/3 = 40. O segundo mais baixo incisivo tem um encaixe estreito (Solenodon- que deriva do Grego e significa “dente sulcado”) pelo qual sai uma saliva venenosa segregada pela glândula submaxila. Isso faz com que o solenodon faça parte de um grupo de mamíferos venenosos.
O solenodonte alimenta-se de gafanhotos, grilos, vaga-lumes e, às vezes, de carne em decomposição. É muito agressivo. Quando atacado, torna-se perigoso por causa das glândulas de veneno que possui na base dos incisivos inferiores. Esses dentes têm uma ranhura por onde sai o veneno.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe