Brinquedos mudam rotina de animais do zôo
O casal de onças pintadas Cabeçote e Princesa, moradores do Zoológico Bosque Guarani em Foz do Iguaçu, tem uma rotina simples. Depois de alimentados, os felinos dormem ou fazem movimentos repetitivos, andando de um lado para o outro da jaula. A partir de hoje (terça, 27), a rotina dos animais será diferenciada com a aplicação da técnica de entretenimento. O casal chegou a esboçar uma briga, na disputa por um veado de papel recheado com ração.
A presença do material dentro da jaula faz parte do projeto de enriquecimento ambiental que está sendo implantado no Zoológico Municipal. O objetivo é minimizar o stress do cativeiro através da mudança da rotina. Para isso as veterinárias confeccionaram bolas e bichos estilizados que estão sendo colocados nos viveiros para chamar a atenção dos animais.
Além das onças, também os cachorros-do-mato, sagüis e macacos pregos participaram da experiência. As veterinárias passaram a manhã percorrendo os viveiros e colocando os objetos que rapidamente foram atacados pelos animais. Além de ser um material que não pertence ao habitat o bichos foram atraídos pelo recheio. As peças confeccionadas com papel reciclável e cola de farinha traziam amendoim e ração, que chamaram a atenção pelo cheiro.
A bagunça dentro dos viveiros foi geral, tanto que as veterinárias colocaram uma placa informativa aos visitantes. O aviso traz uma explicação sobre o projeto e também esclarece que o que está espalhado pelo viveiro são papéis e elementos naturais como galhos e folhas de árvores usados para montar os brinquedos.
Segundo a veterinária Patrícia Tavares, o resultado foi o esperado. Os bichos se sentiram atraídos pelos objetos e passaram um bom tempo distraídos com a novidade. “A intenção é pelo menos uma vez por semana colocar novos elementos nos viveiros que possam reduzir o stress dos animais. Para que os brinquedos não acabem se transformando em rotina já estamos estudando propostas para variar as técnicas de entretenimento “, destaca Patrícia.
As veterinárias pretendem mudar os odores dos recintos colocando cheiros diferentes como canela, perfume, erva cidreira e até mesmo fezes de outros animais, para que isso estimule os bichos a demarcar terreno. No caso das onças elas deverão ganhar outros animais estilizados dos quais elas sejam predadoras naturais. Para que elas possam também exercitar a musculatura as veterinárias pensam em colocar carne pendurada no viveiro. Os carnívoros também deverão ganhar cubos de gelo que terão no seu interior carne e ração.
Para que também a comunidade, principalmente os estudantes, participem do projeto de enriquecimento ambiental as veterinárias pretendem que durante a visita ao local eles ajudem na confecção dos brinquedos. Eles também acompanharão a distribuição nos viveiros , para aprender entre outras coisas um pouco sobre a cadeia alimentar desses animais.
A veterinária Patrícia Cubas, que coordena as atividades no zôo, disse também que os objetos confeccionados para o projeto farão parte de uma exposição que será montada no auditório do Zoológico. A intenção é que os visitantes possam conhecer um pouco dessa nova proposta para acabar com o stress dos animais que vivem em cativeiro.
Fonte: http://www.fozdoiguacu.pr.gov.br