Cuidando de um filhote de papagaio
Olá, pessoal! Vocês também têm dúvidas sobre a alimentação de filhotes e até mesmo aves adultas de papagaio? Então vamos esclarecer algumas questões trazidas por um de nossos leitores: “Até quanto tempo devo alimentar um Papagaio com a Papa para Filhotes? Quantas vezes por dia devo alimentá-lo? Quando posso começar dar as frutas e legumes e a ração?”.
As exigências nutricionais de filhotes e aves adultas diferem consideravelmente, por este motivo a Alcon desenvolveu um alimento especifico para cada fase. As Papas foram desenvolvidas para atender as necessidades nutricionais dos filhotes, bem como, animais em recuperação que não conseguem ingerir alimentos sólidos. Já para aves em crescimento e adultas deve ser oferecido às rações de manutenção das linhas Alcon ECO Club ou Alcon Club. No caso dos Papagaios deve ser oferecido até aproximadamente 1 ano de idade Alcon ECO Club Psita Bits, após este período inicie a introdução de Alcon ECO Club Psita Sticks. Esta ração apresenta um tamanho maior o que facilita a manipulação, e se torna também uma forma de distração ao animal.
Alcon Club Papa para Filhotes Psitacídeos deve ser oferecida até aproximadamente os 90 dias de vida dos Papagaios. Nos primeiros dias de vida o filhote deve ser alimentado entre 6 a 8 vezes ao dia, conforme ele vai crescendo a frequência deve ir diminuindo gradualmente até alcançar 4 refeições diárias aos 60 dias de vida. Neste momento o desmame, troca gradual da alimentação manual no bico pela alimentação no pote individual, deve ser iniciado. Para isso, disponibilize sempre os 2 tipos de alimentos: Alcon Club Papa para Filhotes Psitacídeos e Alcon ECO Club Psita Bits, diminuindo gradativamente a frequência alimentar de Papa e aumentando a quantidade de ração, até esta perfazer 100 % da dieta. O tempo de adaptação à nova alimentação não deve ultrapassar os 30 dias.
É importante ressaltar que Alcon ECO Club Psita Bits e Alcon ECO Club Psita Sticks foram desenvolvidas para atender completamente as necessidades nutricionais das espécies as quais se propõe não necessitando de complementação. Frutas e verduras podem ser utilizadas como distração (enriquecimento ambiental), em pequena quantidade no máximo duas vezes por semana. O uso continuo de rações balanceadas são benéficas ao metabolismo e sistema imunológico das aves, devido ao fornecimento correto dos macro e micronutrientes, o que otimiza o metabolismo animal e estimula o sistema imunológico, consequentemente diminui a incidência de doenças.
FONTE: AlconPet